DEUS É MAIOR: Prematuro extremo, bebê tem alta médica após 13 dias internado com Covid-19 em Sobral ~ Portal do Helvécio Martins

domingo, 17 de maio de 2020

DEUS É MAIOR: Prematuro extremo, bebê tem alta médica após 13 dias internado com Covid-19 em Sobral

Bernardo teve melhora no quadro clínico e recebeu alta médica, na última terça-feira (12).


Com 1 ano e 4 meses de vida, o pequeno Francisco Bernardo Cid Lopes precisou ser forte para superar mais um desafio. Nascido prematuro extremo, com menos de 28 semanas de gestação, o menino foi internado pela quinta vez, no último dia 30, após ser diagnosticado com Covid-19. Bernardo já havia precisado de internação outras quatro vezes, desde que nasceu, por apresentar problemas cardiorespiratórias. O Ceará já registrou casos da doença em pelo menos 261 bebês, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), de quarta-feira (12)
Mesmo com sintomas leves da doença, apresentando cansaço e moleza no corpo, a criança foi levada à Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, referência na região, onde ficou internado durante 13 dias - 5 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Isso nunca passou pela minha cabeça. Os sintomas que ele tava apresentando eram semelhantes aos problemas que já tem por ser prematuro”, conta a mãe, Luana Furtado, 32.
 A surpresa veio logo após a família se mudar para o Ceará, no último dia 20. Luana, seu esposo, o enteado e Bernardo vieram do Rio de Janeiro para morar próximo à família, na cidade de Hidrolândia: Estamos construindo nossa casa em cima da dos meus pais. A gente tá concluindo a obra”, relata Luana. “Levei a um médico, em Ipu, e ele disse que a respiração estava boa. É uma característica de quem está com a Covid, a ausculta pulmonar não altera muito”, recorda.
Diagnóstico
No HRN, Bernardo fez o teste para saber se estava com a Covid-19 e ficou confirmado o diagóstico para a doença.

0 comentários:

Postar um comentário