Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de maio de 2018

FORTALEZA: Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam obra de urbanização do Morro Santa Terezinha

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana entregam, nesta quarta-feira (30/05), às 18h, as obras de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón (Regional II). O projeto, que faz parte do conjunto de ações integradas entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do programa “Juntos por Fortaleza”, realizou a requalificação de toda a encosta do Morro, incluindo a implantação de 30.000m² de amplo gramado com sistema de irrigação, guarda-corpo ao longo de todo o muro de contenção, novas escadarias com corrimãos, praças com equipamentos de esporte e lazer, e um amplo calçadão adequado às normas de acessibilidade. Tudo isso, construído em um dos lugares com a vista mais bonita da cidade de Fortaleza.
No local, foram construídos ainda dois muros de contenção, formando um extenso jardim vertical. Construído em blocos de concreto, o novo muro evitará deslizamentos e proporcionará mais estabilidade em toda a encosta do morro. Em conjunto, foi implantado ainda um novo sistema de drenagem, proporcionando maior fluidez das águas de chuvas. Com as obras, a comunidade ganhou mais um espaço público para esporte, lazer e cultura, com a entrega de equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, tabuleiro de xadrez humano, além de uma mini Areninha com traves, redes de proteção, grama sintética e calçadas, totalizando 4.176 m² de área. A construção do equipamento foi um pedido dos moradores da região, que agora passam a contar com mais uma opção de entretenimento para crianças, jovens e adultos.
Com o objetivo de provocar a reeducação ambiental e conscientização na comunidade, foi implantada uma lixeira subterrânea, com dois contêineres, cada um com a capacidade de 1 mil litros, totalizando 2 mil litros de volume total. A coleta será realizada normalmente, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Orçada em R$ 12,6 milhões a obra de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. A contrapartida do Governo é de R$7,1 milhões por meio da Secretaria das Cidades.
Escadarias
Como parte das obras de urbanização e contenção do Morro de Santa Terezinha, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realizou a restauração da principal escadaria de acesso à comunidade. O projeto contou com a requalificação completa do equipamento com serviços de alvenaria, reforço na infraestrutura da escada, implantação de guarda-corpo, pintura, postes de iluminação e calçadão contornando a Av. Vicente de Castro e a rua Manuel Dias Branco. A escadaria principal também receberá uma pintura em grafite, que transformará o local em mais uma atração turística para visitantes. Os artistas responsáveis buscaram inspiração no legado cultural da região, com enfoque na tradição dos pescadores e jangadeiros do Mucuripe. Atualmente, a Seinf realiza obras de restauração de uma segunda escadaria, conhecida popularmente como escada dos pescadores, outro equipamento de grande importância para o deslocamento dos moradores, desde a Av. Vicente de Castro até o topo do morro, próximo à fábrica GME.
Adoção do Morro Santa Terezinha
A área urbanizada do Morro Santa Terezinha será contemplada no Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Fortaleza e o Grupo M. Dias Branco. A partir do mês de Junho, o Grupo será responsável pela manutenção do espaço público, promovendo a conservação da área verde urbanizada por meio do serviço de jardinagem, gestão da utilização do sistema de irrigação disposto em três localizações, além de melhorias urbanísticas, paisagísticas e ambientais, tais como: a limpeza diária, corte de grama, pintura de meio fio, capinação e varrição do entorno. O monitoramento da poda de árvores e os serviços de conservação do piso, bancos, escadaria, guarda-corpo e equipamentos de irrigação, também estão previstos no Programa de Adoção.
Outra contrapartida do Grupo M. Dias Branco foi a confecção de 43 placas informativas de sinalização instaladas na área, valorizando o entorno e transmitindo mensagens educativas com enfoque no meio ambiente, saúde e bem-estar, além de informações como metragem do percurso para corrida e caminhada. O local ganhou ainda uma moldura para fotografias com o cartão postal da orla marítima ao fundo, além de um letreiro luminoso “Nós amamos Mucuripe” no formato: 13,80x1,80m, com 50cm de profundidade, instalado no gramado.
A ideia das intervenções é criar um movimento de valorização do espaço público com o tema ''Nós amamos o Mucuripe'', que tem como objetivo abraçar a comunidade local e conquistar a cidade inteira. Na ocasião, também haverá a entrega dos termos de permissão aos ambulantes cadastrados para atuarem de forma regularizada na área revitalizada. Esta medida é uma forma da Prefeitura estabelecer o ordenamento do território com o monitoramento do licenciamento para práticas comerciais.
PORTALDOHELVECIO

0 comentários:

Postar um comentário