Ads 468x60px

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

SEGURANÇA: Maior efetivo de BPRaio fora da Capital é implantado em Caucaia



O Governo do Ceará segue investindo na ampliação dos trabalhos do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste sábado (30), foi a vez de Caucaia receber a implantação da polícia especializada. A cidade é a segunda com população acima de 50 mil habitantes a receber sede exclusiva do Batalhão, na segunda fase do processo de interiorização. Antes, Maracanaú foi contemplada com a ação, no último sábado.
A entrega oficial da sede fixa do BPRaio ocorreu na Praça Matriz da cidade, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana e com grande festa para a população, regada a show musical e apresentações do novo efetivo de policiais do Batalhão.
Com quase R$ 3,3 milhões investidos pelo Governo do Ceará em armas, veículos, equipamentos e construção da sede, Camilo Santana destaca que Caucaia recebeu o maior batalhão fora da Capital, com 113 policiais, 44 motos e dois veículos. Atualmente Fortaleza tem no seu BPRaio 503 homens – número este que será duplicado a partir do próximo mês de outubro.
“O projeto inicial do Raio era implantar em todas as regiões do Ceará. Nós implantamos. E onde nós implantamos o batalhão fixo, tivemos um resultado muito positivo. Policiamento ostensivo, altamente preparado, especializado. Exatamente neste momento em que precisamos enfrentar de forma mais efetiva a criminalidade. Tomamos a decisão de, na segunda etapa do programa, implantar em todos os municípios acima de 50 mil habitantes. Começamos exatamente pelos municípios da Região Metropolitana. A perspectiva é que nos permita garantir mais tranquilidade aos cidadãos de Caucaia”, afirmou o chefe do Executivo.
Além de discursar na solenidade, Camilo conversou com populares, acompanhou apresentação de manobras em moto realizadas por policiais do Raio, simulando abordagens, e comandou visita à nova sede do Batalhão.
Estiveram presentes na comitiva capitaneada pelo governador: os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Pedrosa, Bethrose e Jeová Mota, os deputados federais André Figueiredo, Danilo Forte e José Airton, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, o coronel-comandante da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, dentre outras lideranças políticas e representantes da Segurança Pública do Estado.
O BPRaio traz para a população um trabalho reforçado de segurança nas ruas com profissionais especializados nas ações ostensivas, e oferecendo atendimento mais qualificado e ágil de ocorrências através do policiamento motorizado.
Para garantir o alto nível dos profissionais envolvidos no trabalho diário do Batalhão, cada policial precisa se submeter ao Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, de 280 horas/aula. A preparação é voltada para a chamada “Doutrina Raio”, com temáticas como patrulhamento, perseguição e abordagem policial, prática de tiro; resolução de casos de baixa, média e alta complexidade, dentre outras práticas.
“É um treinamento padrão em todo o Estado. Há muita exigência para que o policial ingresse no Raio. Ele passa desde uma seleção, para ver o histórico como policial, se realiza efetivamente muitas prisões, se não tem antecedentes. Tem avaliação psicológica e também testes físicos muito intensos, pois se trata de um trabalho forte e cansativo. A gente não quer perder em qualidade, mantendo a excelência que é padrão do Raio”, detalha o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.
PortaldoHelvecio




0 comentários:

Postar um comentário