Ads 468x60px

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PARTICIPE: Curso seleciona Educadores Populares para 12 turmas no Ceará

alt


Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para o processo seletivo que selecionará Educadores Populares para atuarem no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). São oferecidas 19 vagas e a seleção será efetuada em duas etapas, a primeira de análise dos documentos solicitados e, a segunda, de avaliação da participação do candidato na oficina de formação que será realizada de 4 a 15 de dezembro. Para se inscrever, os candidatos deverão preencher corretamente a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/, até 20 de outubro de 2017.

Serão selecionados dois perfis de Educadores Populares. Educador Popular I, que deve ter graduação completa (Bacharelado ou Licenciatura); experiência docente/pedagógica mínima de um ano, na área da saúde, seja técnica, graduação e demais modalidades de formação; disponibilidade para participar da Oficina de Formação de Educadores Populares do EdPopSUS, com carga horária de 40 horas; ter disponibilidade de 20 horas semanais, sendo 8 horas para atuar em sala de aula e 12 horas de planejamento e acompanhamento pedagógico.

Educador Popular II deve possuir ensino fundamental completo; possuir experiência mínima de um ano como Educador Popular na área da saúde ou em processos no âmbito dos movimentos sociais; disponibilidade para participar da Oficina de Formação de Educadores Populares do EdPopSUS com carga horária de 40 horas; ter disponibilidade de 20 horas semanais, sendo 8 horas para atuar em sala de aula e 12 horas de planejamento e acompanhamento pedagógico. O candidato deverá fazer a opção pela região/ município de sua preferência no ato da inscrição.

A entrega dos documentos solicitados aos candidatos no edital deverá ser feita até o dia 1º de novembro na Secretaria da Saúde do Ceará, no Núcleo de Valorização, Negociação e Educação em Saúde (Nuven), da Coordenação Geral de Educação Permanente em Saúde (CGEPS), que fica na Av. Almirante Barroso, 600, Bloco E, Praia de Iracema. Os Educadores Populares I e II selecionados para atuar no EdPopSUS receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00, com duração de seis meses, podendo ser prorrogada diante da necessidade do curso.

No Ceará, o EdPopSUS 2017/ 2018 oferecerá 420 vagas em 12 turmas nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí, Quixadá, Banabuiú, Crato, Fortaleza, Caucaia, Guaiúba, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e Baturité. O curso tem carga horária de 160 horas, com 17 encontros – cada encontro presencial com carga horária de 8 horas, um dia na semana, e atividade no território com carga horária de 4 horas. O curso acontecerá nos próprios municípios, com uma turma cada, dois educadores populares (facilitadores) e até 35 educandos.

Educação Popular em Saúde

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O projeto, inicialmente proposto para fortalecer a formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância em saúde (AVS), teve sua 1ª edição entre os anos de 2013 e 2014, com realização em nove estados brasileiros (incluindo o Ceará) e duração de 53 horas.

Portal do Helvecio


0 comentários:

Postar um comentário