Ads 468x60px

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

INFORMAR, PREVENIR, CUIDAR!: Outubro Rosa promove atividades de conscientização sobre câncer de mama

Quando o mês de outubro chega, a mobilização para sensibilizar a população sobre o câncer de mama ocupa o cotidiano com a campanha mundial Outubro Rosa. O período é escolhido para que a população, gestores públicos e entidades sociais de diversas áreas se unam para avançar na conscientização sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e o acesso aos tratamentos.
Conectada com essa realidade, a Assembleia Legislativa ilumina-se com a cor símbolo do Outubro Rosa e realiza atividades para pautar o tema e disseminar informação com servidores e a população em geral. No dia 24 de outubro, por exemplo, acontece na AL a Ação Rosa, com oferta de serviços diversos. No Plenário 13 de Maio, uma comemoração da campanha ocupa o segundo expediente do dia e, durante a tarde, uma audiência pública abre o debate com entidades que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A sensibilização sobre o câncer de mama também ocupa e ilumina de rosa diversos pontos de Fortaleza, forma de demonstrar apoio à campanha mundial para o tema urgente de saúde. O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil (atrás somente do câncer de pele) e é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no País. No entanto, se descoberto em fase inicial, a taxa de cura chega a 95%.
A programação da campanha no Ceará estende-se durante todo o mês. As manhãs de domingo serão marcadas pelo Cocó Rosa, atividades organizadas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Instituto Avon no Parque do Cocó.
No dia 11 de outubro, a partir das 9h30, a Câmara Municipal de Fortaleza recebe o evento Tribuna Livre, organizado pela Associação Rosa Viva, com foco no cenário de acesso à mamografia na rede de saúde. Uma audiência pública também ocupa a Câmara Municipal no dia 27 de outubro, às 14h.
O Passeio Ciclístico Rosa no dia 18 de outubro, às 20h, sai da rua Luís Figueira, nº 52, reunindo os interessados na promoção da saúde e sensibilização para a campanha.
Já o dia 22 de outubro conta com a II Regata Rosa e a Caminhada Rosa. A Regata é organizada pelo Movimento Outubro Rosa Ceará e começa às 7h. A tradicional Caminhada sai do Aterro da Praia de Iracema, às 16h, com organização da Rede Mama. Ainda na busca pela união entre saúde e informação, a I Corrida Rosa do Ceará mobiliza a população no dia 29 de outubro, no Parque do Cocó, às 6h30.
Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário