Ads 468x60px

terça-feira, 13 de junho de 2017

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: Camilo, Eunício e governadores pedem reinicio de obra


CAMILO SANTANA, GOVERNADOR DO CEARA
" Estivemos reunidos, nesta tarde, com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, os governadores Ricardo Coutinho (PB) e Robinson Faria (RN), o vice-governador Raúl Henri (PE), o presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Tratamos sobre a retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Apresentamos a situação hídrica dos estados da região, em especial a do Ceará, e solicitamos que a ministra Carmen Lúcia olhasse com muito carinho para essa importante obra. A presidenta do STF se comprometeu a tomar uma decisão até a próxima semana.
É fundamental que a obra seja retomada o mais rápido possível. Seguimos unindo forças para resolver esse impasse e fazer com que as águas do Rio São Francisco cheguem ao Ceará, beneficiando a população e superando mais esse desafio em nosso Estado. "

Após a Justiça suspender a licitação do último trecho da transposição do Rio São Francisco em abril deste ano, impedindo o andamento da obra que beneficiaria Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o governador do Estado, Camilo Santana, esteve nesta terça-feira (13), em Brasília, junto com o presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) e com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para pedir à ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, solução rápida que assegure a retomada das obras. Cármen Lúcia garantiu que a decisão será tomada na próxima semana.

"Apresentamos a situação hídrica dos estados da região, em especial a do Ceará, e solicitamos que a ministra Carmen Lúcia olhasse com muito carinho para esta importante obra", informou Camilo, em postagem no seu perfil oficial no Facebook. Ainda segundo o governador, a retomada do Eixo Norte é "fundamental" para a população cearense e precisa ser providenciada "o mais rápido possível".
"Seguimos unindo forças para resolver esse impasse e fazer com que as águas do Rio São Francisco cheguem ao Ceará, beneficiando a população e superando mais esse desafio em nosso Estado", comentou o governador.

Já o presidente do Senado ressaltou o empenho para que a obra seja retomada. “Viemos aqui fazer um apelo à ministra, que nos recebeu com muita atenção. Demonstrou que já estudou profundamente esse processo, e nos garantiu que até a próxima semana, irá ouvir o Ministério Público e vai dar uma decisão. Estamos nos empenhando de todas as formas para que essa obra seja retomada. A situação que vivemos hoje é dramática. Se essa obra não for tocada e concluída até o final do ano, teremos um colapso no abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana”, disse Eunício Oliveira.

Além dos cearenses e do ministro, estiveram reunidos com Cármen Lúcia os governadores da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Ricardo Coutinho e Robinson Faria, respectivamente, além do vice-governador de Pernambuco, Raúl Henri. 

Relatora
O encontro com Cármen Lúcia se deu porque a presidente do STF é relatora de uma Suspensão de Segurança em que a União pede a cassação de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que suspendeu a licitação para a escolha do consórcio que executará as obras complementares de transposição das águas do Rio São Francisco. Dessa forma, o principal pedido das autoridades nordestinas à Cármen Lúcia foi uma decisão rápida sobre o processo.

Em nota no site do STF, a ministra disse que já estudou o processo e que “está tendo o máximo de cuidado” na instrução dos autos para fundamentar a decisão que deverá tomar na próxima semana. “É preciso muito critério na hora de decidir, porque não é uma decisão fácil”, disse a presidente do Supremo.

A ministra também manifestou preocupação com a situação da seca no Nordeste e firmou que vem de uma região igualmente sofrida, que é o Norte de Minas Gerais que, entretanto, não será abastecida por obras proveniente

Portaldohelvecio

0 comentários:

Postar um comentário