Ads 468x60px

segunda-feira, 27 de março de 2017

PRESOS: Polícia Civil desarticula grupo criminoso atuante em roubo e furto de veículos em Fortaleza e RMF

Os adultos foram encaminhados à sede da DRFVC

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), desarticulou um grupo criminoso especializado em roubos e furtos de veículos. Sete pessoas, sendo cinco adultos e dois adolescentes, foram capturadas e com elas os agentes de segurança recuperaram quatro carros roubados – dois deles subtraídos na última sexta-feira (24). A ação policial se desenvolveu ainda na sexta e foi registrada na especializada.

Os presos foram identificados como Cleilton de Almeida Gomes (34), conhecido como “Caiquinho”, que responde por furto de veículo, injúria e receptação e é apontado como chefe do bando; Carlos Eduardo Mesquita Lopes (22), que responde por furto de veículo e receptação; Luís Carlos Eusébio Pereira (21), que responde por receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e roubo; e Leonardo Silva de Araújo (18) e Breno Eusébio de Oliveira (20), ambos sem antecedentes criminais. Na companhia deles, os policiais também apreenderam dois adolescentes de 15 e 17 anos, que respondem respectivamente por porte ilegal de arma de fogo e roubo de veículo e por receptação.

Os adultos foram encaminhados à sede da DRFVC e autuados por adulteração de sinal identificador de veículo, receptação, associação criminosa, corrupção de menores e na Lei das Organizações Criminosas. Já os menores foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuados por receptação e crime contra a paz pública.

A ação em flagrante ocorreu durante a realização de levantamentos policiais sobre roubo e furto de veículos. De acordo com o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC, os suspeitos costumam estacionar os veículos subtraídos em locais com grande movimentação de pessoas. Após receberem denúncias anônimas, os investigadores descobriram que os infratores iriam pegar um dos carros roubados no estacionamento de um supermercado situado no bairro Vila Velha – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). O carro, Fiat Pálio de cor vermelha e emplacamento PMB-9069, foi tomado de assalto ainda na manhã de sexta (24). No local, os agentes de segurança prenderam Breno, Leonardo, Luis Carlos e um dos adolescentes, que estavam em um Classic preto, com placas clonadas OIQ 8525, também roubado.

Ao serem abordados, eles confessaram que pretendiam pegar o Pálio vermelho e entregá-lo à “Caiquinho”, que aguardava próximo a outro supermercado, na Avenida Mister Hull, bairro Antônio Bezerra – AIS 1. O chefe da associação foi flagrado no endereço, em um Gol de cor cinza e emplacamento HXK 4669 – também roubado e com placas clonadas. Ao perceber a aproximação da Polícia, ele tentou empreender fuga e conduziu o carro em direção à viatura policial, juntamente com outros dois comparsas a bordo. Houve perseguição e, após o Gol seguir em contramão, subir pelos canteiros da rodovia e atravessar semáforo vermelho, os policiais efetuaram disparos de arma de fogo em direção aos pneus do automóvel e o trio também foi rendido. 

A abordagem foi efetuada nas imediações do viaduto do Conjunto Nova Metrópole, na Caucaia, AIS 7. “Caiquinho” foi lesionado de raspão, socorrido a uma unidade de saúde e, após receber alta, foi conduzido à delegacia. Com ele, estavam Carlos Eduardo e o outro menor. Dentro do carro os agentes de segurança encontraram uma chave micha; uma balaclava e duas chaves de ignição veicular. Na casa do ferido, foi apreendida uma Saveiro também oriunda de ações delituosas. 

Ainda segundo o delegado Fernando Cavalcante, as investigações sobre o grupo, que atua em Fortaleza e Região Metropolitana, são realizadas há quatro meses. Os capturados ainda são suspeitos do roubo de um HB20, no bairro João XXIII, onde eles também subtraíram o Pálio. “Eles tomavam os carros de assalto e lavavam para locais onde existe estacionamento rotativo, como faculdades, supermercados e até hospitais”, explica o policial. Os levantamentos policiais apontam que os principais alvos dos criminosos eram mulheres. Agora, as apurações policiais continuam e a Polícia espera que outras vítimas compareçam à delegacia para reconhecê-los por outros delitos. 


Material apreendido

Fonte: SSPDS/Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário