Ads 468x60px

terça-feira, 28 de março de 2017

BOM PARA CRATEÚS: Açude Araras tem 132 milhões de metros cúbicos de água


Com capacidade para quase um bilhão de metros cúbicos de água(891m³), o AÇUDE ARARAS, do DNOCS, que salvou Crateús e Nova Russas de colapsos, esta hoje com cerca de 132m³. Segundo o Radialista Marcos Aurélio e o empresário Pedro Josino, de Ipú, o Rio Aracaú, desce com bom volume de água e a capacidade do reservatório vai aumentar.

Os dados do Radialista Marcos Aurélio, mostra o seguinte, " Subiu 5.67, Tem 132.000.000 milhões de metros cúbicos, ou seja 14.20% de sua capacidade. Está previsto um aporte considerável até amanhã às 7.00hs por conta das últimas chuvas caídas que não chegaram no açude ainda ' Informações do Radialista Marcos Aurelio

Bendito Açude Araras que salvou Crateús
Está construído sobre o leito do Rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia Santa Quitéria e Ipu a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza.
Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km².
As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011

O Açude Araras, foi quem salvou a cidade de Crateús, que entraria em colapso de água. A Adutora emergêncial que custou cerca de 100 milhões de reais, foi construída as pressas numa distância de 156 km pelos governos Cid Gomes e Camilo Santana. Hoje com este aporte dentro do açude, a população de Crateús, respira mais aliviado. 

 O Açude Araras neste momento encontra-se com 14.20% de sua capacidade, ou seja com mais de 132 milhões de metros cúbicos de água.

O Rio Acaraú, descendo com bom volume de água vai elevar os números de hoje. Uma nova contagem deve ocorrer as 07h da manha de quarta-feira 29 de março de 2017.

0 comentários:

Postar um comentário