Ads 468x60px

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O ARTISTA NASCIDO NA BEIRA DO POTI: De Crateús para o Mundo o melhor das americas



Chama-se Delalmeida Francisco DE Almeida nascido em Crateús. É considerado um dos melhores xilogravurista da America do Sul
" Vou ficar até depois da minha vida inteira Incandescente, todo iluminado voando ao seu lado.
Na escuridão do seu quarto. Nas lentidões das suas noites escuras. Te esperando abraçado com a sua solidão. Sou seu vaga-lume, o seu vaga...lume. "

Definição
Francisco de Almeida define a xilogravura como uma técnica fascinante de onde emergem inúmeras possibilidades. E o artista cearense tem o dom de extrair o máximo, e o melhor, desse processo que utiliza a madeira como matéria-prima. 

Etimologicamente, a palavra xilogravura é composta por duas expressões do grego: xilon e grafó, que significam madeira e gravar ou escrever, respectivamente.

A soma desses termos resulta em uma gravura feita com matriz de madeira, desenhada em um processo arcaico e similar a um carimbo, preservando sua essência e raízes culturais. No Nordeste, uma cultura ainda mais forte pela sua associação à literatura de cordel. 

Desde o século XIX, as ilustrações são utilizadas nas capas dos folhetos. Inclusive, no Brasil, a xilogravura é originária das oficinas tipográficas vinculadas à literatura de cordel, cujas raízes remontam aos cantadores nordestinos, o que fez florescer por aqui toda uma plêiade de xilógrafos criativos.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário