Ads 468x60px

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

VAI CHOVER MUITO: Funceme registra precipitações em 16 municípios do Ceará; previsão para a quadra invernosa será divulgada neste dia 18

Choveu em pelo menos 16 municípios do Ceará na noite deste domingo, 15, e madrugada desta segunda-feira, 16, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A maior precipitação ocorreu na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba (23.8mm), seguida de Jati, no extremo sul do Ceará, (17.4mm) e Mucambo (15mm).
As chuvas neste mês de janeiro, de pré-estação permanecem abaixo da média para o período. “São chuvas isoladas e de pluviometria muito variada em um mesmo município”, observa o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. 
Previsão 
Até a próxima quarta-feira, a Funceme prevê tempo nublado com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado. Essas precipitações decorrem da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
No próximo dia 18, quarta-feira, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa (fevereiro a maio) de 2017. As condições permanecem indefinidas com possibilidades iguais para ocorrência de chuvas dentro ou abaixo da média.
O sertão nordestino enfrenta o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média e perda de reservas hídricas nos principais açudes do Ceará. Se as chuvas deste ano forem insuficientes para recarga dos reservatórios o Estado vai enfrentar uma das piores crises hídricas com desabastecimento dos principais centros urbanos. 

Honório Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário