Ads 468x60px

domingo, 22 de janeiro de 2017

Saúde informa e orienta sobre notificações dos casos de urina escura



A Secretaria da Saúde do Estado orienta profissionais de saúde sobre a importância da notificação e coleta de amostras para o tratamento dos casos de “mialgia aguda a esclarecer”, conhecida como urina escura. Até esta quinta-feira, 19, foram notificados cinco casos no Ceará, sendo três do município de Fortaleza, um residente de Salvador e outro de São Paulo, conforme informações da nota técnica divulgada no site da Sesa: confira aqui.

A Mialgia aguda a esclarecer não é doença de notificação compulsória, mas pode se tratar de um evento de saúde pública inusitado. Por isso, precisa ser notificado e monitorado para identificação do agente causador da doença. As pessoas que apresentaram urina escura também tiveram dores musculares intensas e de início súbito nos membros inferiores e superiores, como também na região cervical, principalmente.

As secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e investigando todos os casos com objetivo de esclarecer a causa desses sintomas, considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário