Ads 468x60px

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Prefeitura promove Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidade

O Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, foi iniciado nesta quinta-feira (26/01), no Hotel Marina Park. Especialistas brasileiros e internacionais dividiram com gestores municipais de Fortaleza experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde. O evento segue nesta sexta-feira (27/01) e sábado (28/01).
Além do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana, estiveram presentes no primeiro dia do Seminário o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o ex-prefeito da cidade colombiana Medellín, Aníbal Gaviria; o arquiteto e coordenador do Plano Mestre Urbanístico Fortaleza 2040, Fausto Nilo; e o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital de Recife, Sílvio Meira.
Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o evento é uma oportunidade para que os gestores locais possam ouvir especialistas com vasta experiência na aplicação de políticas públicas de sucesso. "Aqui estão pessoas de diversos países que têm experiência de mobilidade urbana, meio ambiente, educação, saúde e segurança cidadã para compartilharem o que deu certo em outras cidades do mundo. Além disso, bancos internacionais e instituições de fora do País estão aqui para nos ajudar a conseguir recursos e apoio técnico. Este evento é uma oportunidade muito rica para olharmos no futuro, com os pés no presente, e colocarmos em prática os sonhos que queremos para Fortaleza", comentou o Prefeito.
"Temos que ser melhores a cada dia, sempre preocupados em servir à comunidade. Fortaleza sabe onde quer ir, por isso nós buscamos nos aperfeiçoar em evento como este", afirmou o vice-prefeito Moroni Torgan.
O governador Camilo Santana destacou a importância do Plano Fortaleza 2040 e de se planejar a Capital. "Para crescer de forma sustentável, dando oportunidade para as pessoas e com convivência harmônica, a Cidade precisa ouvir o dia a dia da população e conhecer experiências inovadoras e que deram certo em outros locais do mundo. Fortaleza está executando ações inovadoras de médio e longo prazo, que é o Fortaleza 2040, que foi apresentado para a sociedade e planejando o futuro", disse o Governador.
A cidade de Medellín, apresentada pelo ex-prefeito Aníbal Gaviria, é um case de sucesso. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 90, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14.
"Estou muito feliz com o convite para dividir com o povo de Fortaleza ações que implantamos em Medellín. Seminários como este são importantes para mostrarmos o que há de melhor em cada cidade. Os problemas das cidades são bastante similares em qualquer lugar do mundo. Tivemos falhas, erramos, mas acertamos muito. A combinação da impressão social, do desenvolvimento urbano e as autoridades serviram para trazer melhores resultados. Medellín foi a cidade mais violenta do mundo e, hoje, saiu do ranking da violência mundial. Ainda há muito para percorrer, mas já avançamos muito nos últimos 20 anos", comentou Aníbal Gaviria.
Para os próximos dias, a programação do evento inclui nomes relevantes no cenário brasileiro, como o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira; o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal; o presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles; e o diretor executivo da Fundação Estudar/Fundação Lemann, Tiago Mitraud. No sábado (28/01), Ciro Gomes encerra o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos quatro anos.
Como parte da programação do seminário, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hely Olivares, e o prefeito Roberto Cláudio lançam o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina”, de autoria dos consultores da CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana.
Responsabilidade ambiental
De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), Patrícia Macêdo, o Seminário Internacional segue uma política de responsabilidade ambiental com ações de neutralização de carbono, assim como uso do papel reciclável, convite virtual, parte do mobiliário foi produzido com material natural. No credenciamento, os convidados foram incentivados a reutilizar os próprios copos. O carro elétrico foi o meio de transporte dos palestrantes e do prefeito Roberto Cláudio para chegar ao local, uma ação em parceria com o projeto VAMO (Veículos alternativos para mobilidade), da Prefeitura de Fortaleza.

Ao final do evento, no sábado (28/01), será gerado um relatório de emissões de GEE (gases de efeito estufa) que irá identificar o quantitativo exato das emissões. A proposta verde é neutralizar as emissões produzidas no seminário, por meio do plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
Serviço
Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades
Período: 26 a 28 de janeiro (quinta-feira a sábado)
Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha s/n)

0 comentários:

Postar um comentário