Ads 468x60px

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

HOJE: Governo entrega obras hídricas no Pecém

O Governador Camilo e o Secretário Balhmann, estiveram no Oriente Médio viabilizando projeto uma usina dessalinizadora para Fortaleza e região Metropolitana.

O governador Camilo Santana entrega nesta quarta-feira, 25, uma bateria de poços, adutoras e estações de bombeamento no Pecém. A obra foi realizada por meio do aproveitamento do Aquífero Dunas e integra o Plano de Segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. São 38 poços que resultarão em cerca de 200 litros de água por segundo destinados ao Complexo Industrial e Portuário (CIPP). A intervenção gera uma água que não era utilizada anteriormente. Com isso, de acordo com o Governo, o Sistema Metropolitano de abastecimento passa a mandar menos água para a região do Pecém, aumentando a garantia hídrica na Região Metropolitana.

As obras tiveram custo de R$ 6,5 milhões e foi desenvolvida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Além do CIPP, a água do novo sistema reforçará abastecimento de São Gonçalo do Amarante e outros distritos.

De acordo com estudos realizados pela Cogerh, o local apresenta considerável reserva de água no subsolo, com possibilidade de recargas diretas e anuais. Ainda segundo os levantamentos, a recarga é possível devido principalmente ao tipo de solo da região (arenoso e preservado) e às médias de chuvas no litoral, que mesmo em anos ruins, costumam atingir ou até superar as do Estado. 

A água produzida nos 38 poços é reunida em duas Estações de Bombeamento (EB). Dessas EBs, são aduzidas ao Reservatório Apoiado do Pecém (RAP), de onde seguem para alimentar os consumidores finais.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário