Ads 468x60px

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Funceme faz apresentação de previsão de chuvas


Aperfeiçoar o planejamento para a convivência com o semiárido, principalmente em períodos de estiagem como o que aconteceu nos últimos cinco anos no Ceará. Essa foi a tônica da 17ª Reunião da Câmara Técnica e Plano de Preparação para as Secas, promovida pela Coordenadoria da Câmara Técnica do CEDR - Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Reposta às Secas.

O encontro foi liderado pelo coordenador da CEDR Josias Farias Neto e reuniu técnicos da secretaria e representantes de municípios mais afetados como Salitre, da região do Cariri e contou com a apresentação técnica da chefe do Núcleo de Metereologia de Funceme Meiry Sakamoto. Segundo Meiry, é fundamental aprimorar o processo de planejamento para a convivência com o semiárido como, por exemplo, a técnica de manejo do solo, visando o melhor aproveitamento para produção agrícola. “Já temos experiências bem sucedidas nesse quesito nos municípios de Jaguaribe e Canindé”, destacou a chefe do núcleo da Funceme.

De forma geral, foram apresentados dados de ocorrências das últimas precipitações pluviométricas no Cariri, mas há uma preocupação não apenas com a densidade das chuvas, mas a localização. “É fundamental que essas chuvas que já estão sendo verificadas na região metropolitana de Fortaleza cheguem nos principais reservatórios, principalmente o Açude Castanhão”, enfatizou Meiry. Outra alerta fica por conta das da não ocorrência do fenômeno El Niño em 2017, que reduz as possibilidades de chuva no Nordeste brasileiro; enquanto o La Niña, que aumenta as chances de precipitação na região, perdeu força.

Seminário
Outro ponto da agenda foi a discussão da proposta de um seminário a ser realizado em Quixeramobim, na 3ª semana de fevereiro(22/02), juntamente com o de Piquet Carneiro, que será realizado no dia anterior (21/02). Estes seminários terão ampla participação de todos os agentes envolvidos no Plano, especialmente os representantes de todas as Associações dos dois municípios. O tema central dos dois eventos será a apresentação e discussão de experiências exitosas sendo realizadas nos dois municípios, no contexto da convivência e preparação para as secas.

SDA

0 comentários:

Postar um comentário