Ads 468x60px

domingo, 18 de dezembro de 2016

PRECIPITAÇÃO: Fortaleza e cidades do interior amanhecem debaixo de chuva




Em Fortaleza, foram contabilizados 39,8 milímetros, conforme a Funceme 
Fortaleza e mais 41 municípios do Ceará amanheceram com chuva neste domingo (18). De acordo com dados da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), os registros mais fortes aconteceram- de 7h de sábado a 7h de domingo - em  Icó, com 102 mm, Solonóple, 78mm, e Orós e Quixelô, com ambas 77mm. Na Capital, de 7h de sábado até 11h de domingo, foram registrados 39,8 mm.
A Funceme só conseguiu divulgar esse balanço no início desta noite, porque o sistema ficou fora do ar durtante todo o dia em decorrência da queda de uma árvore sobre um fio que fazia a distribuição de energia para a o órgão.

As precipitações foram causadas por um sistema meteorológico conhecido como Cavado de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, que favoreceu as chuvas no Estado. A previsão para segunda-feira(19/12) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. Ao longo da semana, o órgão já previa que este fim de semana apresentaria chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea.
Na última sexta-feira, por exemplo, as chuvas banharam 21 municípios. Caririaçu, na região do Cariri, registrou a principal precipitação, com 59 milímetros. A região foi a área mais atingida pelas chuvas. Missão Velha apresentou 55mm e Barbalha, 35mm.



 Portal do Helvecio

Interior
Chuvas intensas também banharam municípios das regiões Centro-Sul e do Sertão Central. Em Sobral e em cidades da região Norte, como Hidrolândia, Santa Quitéria e Ipueiras, também registraram precipitações.

Em Ipu, o dia amanheceu nublado e, por voltas das 8h, uma chuva fina banhou a cidade. Também amanhecerem com chuva as cidades de Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Croatá e Carnaubal, todas localizadas na Serra da Ibiapaba.

Na Serra da Ibiapaba, a cidade de São Benedito recebeu uma chuva fina, mas persistente. De acordo com moradores, por conta do forte desmatamento na Serra, a temperatura ao longo dos últimos anos tem girado em torno de 23º e 26º. As chuvas que banharam a Serra, nas últimas horas, trouxeram temperaturas mais amenas, que oscilam entre 16° e 17º.
 

0 comentários:

Postar um comentário