Ads 468x60px

domingo, 27 de novembro de 2016

Governo do Ceará homenageia Mombaça, São Gonçalo do Amarante e Moraújo


Três municípios cearenses aniversariam neste domingo (27). Mombaça completa 165 anos, São Gonçalo do Amarante, 148 anos, e Moraújo, 59 anos. Dentro de um projeto de valorização dos municípios, o Governo do Ceará preparou uma homenagem.

A 296 km de Fortaleza, na região do Sertão de Senador Pompeu, localiza-se Mombaça. O município é formado pelos distritos de Açudinho dos Costas, Boa Vista, Cacimbas, Cangati, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manoel Correia, Mombaça (distrito-sede), Morada Nova, Nova União e São Vicente. Sua principal fonte de renda é a agricultura, com destaque também para a apicultura (criação de abelhas), que nos últimos anos vem alcançando elevados índices de extração do mel, chegando a ser exportado para diversos países da Europa. Mombaça obteve uma população de 42.690 habitantes, no último censo do IBGE (2010). Seus limites municipais são Pedra Branca, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Acopiara, Arneiroz e Tauá.

São Gonçalo do Amarante situa-se na Região Metropolitana de Fortaleza, a 55 km da Capital. O município abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Isso faz com quem várias empresas procurem se instalar no município, como a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém e a Usina Termelétrica do Pecém II. No CIPP também está instalada a ZPE Ceará. Desse setor é que se baseia principalmente a economia de São Gonçalo, mas que também tem uma parcela representada pelo turismo, com destaque para Praia da Taíba. É constituído de 7 distritos além da sede: Pecém, Taíba, Siupé, Umarituba, Croatá, Serrote e Cágado. O município faz limite com Paraipaba, Paracuru, Caucaia, Pentecoste, São Luís do Curu, Trairi e com o Oceano Atlântico. O número de habitantes apontado no último censo do IBGE (2010) foi de 43.890.

Moraújo é um município da região Noroeste do Ceará, a 287 km da Capital. Com 8.070 habitantes registrados no censo IBGE/2010, o município apresenta hoje uma movimentação da economia decorrente do comércio local. Alcântaras, Coreaú, Granja, Massapê, Meruoca, Senador Sá, Tianguá e Uruoca são os municípios que fazem limite com Moraújo.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário