Ads 468x60px

domingo, 6 de novembro de 2016

ENEM: CEARA TEM 4 PRESOS: Independência, Juazeiro, Cedro e Fortaleza




País teve um total de 30% de abstenção 
O balanço de presos do Enem foi de 11 pessoas, de acordo com a Polícia Federal. No Ceará, 4 continuam detidos. Houve um flagrante em Fortaleza (candidato com dispositivo eletrônico), Um em Independência ( com segundo celular na bolsa, com gabarito);Um  em Juazeiro do Norte/CE (candidata com gabarito escrito na roupa). A Polícia Militar prendeu um candidato com dispositivo no Cedro. 

O Ministério da Educação e Polícia Federal apresentaram o resultado de duas operações, a "Jogo Limpo", nos Estados do Maranhã, Piauí, Ceará, Paraiba, Tocantins, Amapá e Pará; e a "Operação Embuste", em Minas Gerais, que converteram pelo menos 11 presos. Em Minas, quatro foram presos através de mandatos, seis em flagrante, e um no Jogo Limpo, no Ceará. No entanto, o delegado federal Franco Perazzoni, explicou que a operação Jogo Limpo continua em investigação.

"No Nordeste não deu um trabalho com tantas prisões como em Minas Gerais  porque a Operação ainda está em curso", disse Perazzoni

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ainda que 768 participantes foram eliminados, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7.

O alvo da operação Jogo Limpo é cumprir 22 mandados de busca e apreensão de pessoas suspeitas de terem cometido fraude no Enem e que fariam a prova novamente este ano. A identificação foi feita em conjunto com o Inep. Confirmada a fraude, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, cuja pena é reclusão de um a cinco anos e multa; uso de documento falso; fraude em certame de interesse público, cuja pena é reclusão de um a quatro anos e multa; e crime por integrar organização criminosa, reclusão de 3 a 8 anos e multa.

Abstenção e eliminações

A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). Para o cálculo, o Inep excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro. Em 2016, o índice foi maior que no ano anterior, que registrou 27,6 %. No Ceará, foram 515.169 inscritos, de acordo com o Inep. Estiveram presentes 368.933, com 71,61%¨. As abstenções do Ceará somam 146.236 e 28,39% dos inscritos.

O número de eliminados, 768, foi maior que o de 2015, quando 740 candidatos foram eliminados. Em 2014, um total de  1.519 não finalizaram o certame por irregularidade. 

Portal do Helvecio 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tá expondo a imagem do meu irmão que tem nada haver com ENEM , depois que pega um processo não sabe porque ne ?

    ResponderExcluir
  3. Tu é muito mal informado cara , ja printei aqui o teu site e vamos te processar pra tirar esse teu site de informação errada do ar !

    ResponderExcluir