Ads 468x60px

terça-feira, 25 de outubro de 2016

OPERAÇÃO SORRISO: Um gesto de amor para o resto da vida.

Operação Sorriso oferece ciclo de palestras gratuitas para estudantes e profissionais da área de saúde em Fortaleza
Eventos são parte de uma campanha global para promover o acesso de crianças à assistência cirúrgica

Os voluntários da Operação Sorriso (OS) desembarcam em Fortaleza para a realização de cirurgias gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).
Antes do mutirão de cirurgias, eles ministrarão um ciclo de palestras gratuitas voltadas para estudantes e profissionais da área de saúde sobre assistência a pacientes fissurados.
No dia 26 de outubro, a psicóloga Lenita Balekian apresenta palestra das 19h30 às 21h, cujo tema é “Aspectos relevantes do trabalho da Psicologia nos programas médicos humanitários da Operação Sorriso”. Nesse mesmo dia, das 20h às 21h30, o dentista Carlos Bezerra de Menezes ministra palestra sobre “Paciente Fissurado e a Operação Sorriso”. Ambas acontecem na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Rua Monsenhor Furtado, S/N – Bairro Rodolfo Teófilo.
Já no dia seguinte, 27 de outubro, é a vez da fonoaudióloga Roberta Maria de Oliveira Côrtes ministrar treinamento na Associação Beija-flor Funface (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Bairro Dias Macedo), das 8h às 12h. O tema é “Experiência fonoaudológica no tratamento de fissura — discussões de casos clínicos no Ambulatório do Hospital Infantil Albert Sabin.
Além desse ciclo de palestras organizado pela OS, outras ações estão sendo realizadas por um grupo de estudantes da UFC, de Fortaleza, que apoia a ONG. Os alunos estão arrecadando brinquedos para montar uma brinquedoteca na missão, além de itens de higiene pessoal, alimentos não-perecíveis e roupas (de vestir, cama e banho) para dar de presente aos pacientes operados.
Essas iniciativas fazem parte da campanha global promovida pela Operation Smile, chamada Until We Heal. Voltada aos jovens, tem como objetivo inspirá-los e fazê-los se comprometer a defender crianças que não possuem o acesso à assistência cirúrgica que poderia salvar suas vidas. A meta da campanha é criar discussões sobre os desafios sociais e econômicos que afetam o acesso universal à cirurgia segura.
“O envolvimento dos jovens nessa discussão é fundamental, pois eles são importantes influenciadores sociais e os futuros provedores de serviços médicos”, explica Ana Leme, responsável no Brasil pelos clubes estudantis da Operação Sorriso.
“Quase um milhão de pessoas na América Latina e no Caribe vivem com deformidades faciais operáveis, o que resulta em desnutrição, exclusão social e dificuldades na fala. Apesar de existirem procedimentos reconstrutivos, aqueles que vivem em países pobres têm acesso mais limitado a essas intervenções médicas que poderiam melhorar suas vidas”, diz Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso. Para saber mais sobre a campanha, acesse o site Until We Heal.
Serviço:
Evento – Palestras com especialistas da Operação Sorriso
Data – 26 e 27 de outubro
Horário – Das 19h30 às 21h (26/10), das 20h às 21h30 (26/10) e das 8h às 12h (27/10)
Local – Universidade Federal de Ceará (26/10) e Associação Beija-flor FUNFACE (27/10)
Entrada – Gratuita

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário