Ads 468x60px

domingo, 16 de outubro de 2016

NÚMEROS DO IBOPE EM FORTALEZA; Roberto Cláudio aumenta a diferença


A primeira pesquisa do Ibope neste segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza dá o candidato Roberto Cláudio (PDT) com 57% dos votos válidos contra 43% do Capitão Wagner (PR), uma diferença de 14 pontos percentuais. Ao fim do primeiro turno da disputa, no dia 2 de outubro passado, Roberto Cláudio teve 40,81% dos votos válidos, correspondentes a 524.973 sufrágios e o Capitão Wagner ficou com 31,15%, equivalentes a 400.802 votos. 

As entrevistas foram feitas em meio às articulações para formação das novas alianças no segundo turno, com manifestações de apoio ou de neutralidade dos demais candidatos que participaram do primeiro turno da disputa pela Prefeitura da Capital. 

Segundo o relatório da pesquisa contratada pela Televisão Verdes Mares, 7% dos eleitores da Capital pretendem votar em branco ou nulo e outros 4% se dizem indecisos neste momento. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de outubro, com 805 eleitores. 

A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo Nº CE­05035/2016. 

Roberto Cláudio, segundo o relatório feito pelo Ibope, destaca­se entre os eleitores com nível fundamental de instrução, notando­se, também, que quanto menor a renda familiar mensal do eleitor, maior a intenção de votar no atual prefeito. Já as intenções de voto no Capitão Wagner são bastante homogêneas nos diferentes segmentos analisados, enfatiza o relatório elaborado pelo responsável pela pesquisa realizada. 

A primeira pergunta dos entrevistados foi feita sem a apresentação da cartela com os nomes dos dois candidatos, a chamada espontânea. Nela, 47% dos eleitores responderam que votariam em Roberto Cláudio, e 35% no Capitão Wagner. Logo em seguida, dizendo que são os candidatos, 51% dos entrevistados disseram votar em Roberto Cláudio e 38% no Capitão Wagner. 4% disseram não saber ou não responderam, e 7% optaram pelo branco ou nulo. 

Próximo prefeito Ao ser perguntado se "independe da sua intenção de voto neste segundo turno, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Fortaleza", 64% dos eleitores disseram ser Roberto Cláudio e 27% citaram o Capitão Wagner. Também foi perguntado: " Durante a campanha o eleitor pode conhecer melhor os candidatos e suas propostas e mudar sua decisão de voto. Pelo que tem visto até este momento, o(a) sr(a) acha que sua decisão de voto para prefeito de Fortaleza ainda pode mudar ou já é definitiva ?" 85% dos eleitores disseram ser definitiva e 13% que ainda podem mudar. A pesquisa foi feita com eleitores que votaram nas últimas eleições. 

O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. As entrevistas são pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. A entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores do Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários. 20% dos eleitores não têm nenhum interesse da segunda parte desta eleição municipal. 17% têm pouco interesse, 29% interesse médio e 31% muito interesse. A abstenção no primeiro turno foi de 17,04%

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário