Ads 468x60px

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BINÁRIO DA PARANGABA: Transporte público fica 39% mais rápido e população agradece

Após uma semana da implantação do binário, o ganho médio de velocidade para carros particulares foi de 16%.

O binário da Parangaba, compreendido entre as ruas Germano Franck e Barão de Canindé, completa uma semana de funcionamento hoje. Nesse período, a velocidade operacional do transporte público aumentou 39% no período de pico da manhã, das 6h às 8h, e 15% no período da tarde, das 17h às 19h. Para carros particulares, o ganho médio em velocidade nos dois sentidos foi de 16%, segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). 

O titular da Pasta, Luiz Alberto Sabóia, explica que o binário na região foi proposto para criar um corredor de transporte público no trajeto Parangaba/Montese/Centro, a fim de beneficiar os cerca de 190 mil usuários de ônibus que utilizam o Terminal da Parangaba. Outro ponto previsto pelo projeto seria a eliminação das filas de ônibus dentro do equipamento. 

"Os ônibus ficavam presos principalmente no horário de pico. Após uma série de inversões, hoje, a fluidez está excelente", afirma. A faixa exclusiva de ônibus de 1,1 km implantada na Rua Germano Franck agora se conecta à da Avenida Gomes de Matos, integrando um corredor contínuo de 3,6 km ligando a Parangaba ao Montese. 


Sobre os transtornos gerados pelas mudanças, como atrasos e acidentes, Sabóia diz serem temporários. "Esse primeiro mês é de novidade e adaptação, então é natural que haja um saturamento no trânsito dessas vias. Estamos contando com agentes da Autarquia Municipal e da Operação Via Livre para orientar todo mundo", esclarece. 

Mudanças De acordo com a SCSP, outros binários já instalados na cidade deram ganhos expressivos em velocidade operacional ao transporte público. Com dois anos de funcionamento, o binário Dom Luís/Santos Dumont aumentou a velocidade dos ônibus em 207%, na Santos Dumont, e em 143%, na Dom Luís. No geral, os veículos partiram de 4,5km/h para até 18km/h. 

Segundo o engenheiro da Prefeitura Victor Macêdo, o binário da Parangaba se difere dos outros implantados na cidade pela intervenção de alargamento na Rua Germano Franck, que foi duplicada em 500 metros e passou a operar com três faixas por sentido entre a Avenida Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. 

Outro dado apontado pelo engenheiro diz respeito ao tráfego de ciclistas na Rua Germano Franck. Em 2014, no horário compreendido entre 17h e 18h, uma medição da Secretaria identificou tráfego de 67 ciclistas por hora. Com a implantação do binário e de uma ciclofaixa bidirecional na via, uma nova coleta do órgão nesta semana contabilizou 173 ciclistas por hora ­ um ganho de 158%. 

O secretário Luiz Alberto Saboia explica que parte dos ciclistas da região buscava vias alternativas antes do binário, e outros começaram a utilizar a bicicleta. As estatísticas oficiais devem ser divulgadas em 60 dias, prazo estipulado pela Pasta para avaliar o impacto das alterações.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário