Ads 468x60px

terça-feira, 5 de julho de 2016

Vem ai a vacina da dengue: Instituto Butantan realiza última fase de testes

Cerca de 2.500 novos voluntários vão participar da terceira e última fase de testes da vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Isso porque os ensaios clínicos tiveram início em mais duas cidades, agora da região Norte: Manaus e Boa Vista. Nesses municípios, os testes estão sendo conduzidos em parceria com a Universidade Federal de Roraima, a Fundação de Medicina Tropical e a Fiocruz Amazônia.

O diretor do Butantan, Jorge Kalil, explicou a expectativa dos trabalhos nas duas cidades.

Agora já são quatro instituições em quatro cidades à frente dos trabalhos. As outras duas cidades estão no estado de São Paulo: na capital paulista, estudos estão sendo conduzidos pela Santa Casa e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e em São José do Rio Preto, pela Famerp, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Como explica Jorge Kalil, a estimativa é que a vacina possa estar disponível já no ano que vem após essa última etapa da pesquisa.

Os estudos vão envolver 17 mil participantes em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil, com a participação de 14 centros de pesquisa credenciados pelo Instituto Butantan.


Do total de voluntários, dois terços receberão a vacina e um terço receberá placebo, uma substância sem efeito. O objetivo é descobrir, a partir de exames coletados dos voluntários, se quem tomou a vacina ficou protegido e se quem tomou o placebo contraiu a doença.


Os voluntários são acompanhados pela equipe médica por um período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina. A vacina tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue, com uma única dose.

Agencia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário