Ads 468x60px

terça-feira, 26 de julho de 2016

Deputado Odilon Aguiar: Parlamentar sugere dessanilização das águas no Ceará

A dessanilização das águas do mar e daquelas sob domínio do Estado para uso comum foi proposta pelo deputado Odilon Aguiar (PMB), por meio do projeto de lei n.º 162/16, em tramitação na Assembleia Legislativa.
A proposta objetivaa transformação em águas potáveis, a partir de um processo químico-físico para retirar o sal e as impurezas existentes. "Além da necessária gestão do uso, do reúso e de efluentes, ferramenta imprescindível para reduzir o consumo global de água por habitante, urge encontrarmos novas fontes de água potável e hábil ao uso agrícola e industrial", assinala o parlamentar.
Para tornar possível a dessalinização da água do mar e da salobra acumulada nos aquíferos existentes, segundo o deputado, o Governo do Ceará poderá celebrar convênios com órgãos ou entidades federais ou de outros Estados, "sem prejuízo da atuação em regime de cooperação com entidades privadas, nacionais ou estrangeiras, que reúnam, em seus quadros, profissionais de comprovada capacitação técnica".
Ainda de acordo com o deputado, a técnica utilizada deverá seguir critérios que garantam o cumprimento das normas legais e técnicas e a preservação do meio ambiente, com menor custo das operações, e adequados às condições sociais e econômicas predominantes no Estado, utilizando, preferencialmente, fontes de energias sustentáveis. 
"O Ceará, em diversos aspectos, é referência nacional na gestão de águas. Todavia, não há como deitar-se sobre os louros de iniciativas passadas. Precisamos continuar avançando, aprendendo com métodos bem-sucedidos de diferentes países e outros estados brasileiros", assinalou.
Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário