Ads 468x60px

quinta-feira, 9 de junho de 2016

O CEARA É EXEMPLO: Avaliação do Portal da Transparência a gestão Camilo Santana atinge nota 10


O MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL (MPF), ATRIBUI A NOTA MÁXIMA RECONHECENDO O ESTADO DO CEARA COMO LIDER EM TRANSPARÊNCIA NO BRASIL, DE ACORDO COM DADOS DO RANKING NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA

Em mais uma avaliação do Portal da Transparência e dos serviços de transparência prestados pelo Governo do Estado do Ceará, o Ministério Público Federal (MPF) atribuiu nota máxima, reconhecendo o Estado como líder em transparência do Brasil, de acordo com dados do Ranking Nacional da Transparência, divulgado nesta quarta-feira (8). A nota conferida ao Ceará melhorou em relação ao último levantamento feito pelo órgão em 2015, saltando de 8,2 para 10, um aumento de 21,95%. Segundo o órgão, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses.


"Ficamos bastantes satisfeitos com o resultado do Ceará, pois, ao mesmo tempo que nos enche de orgulho, também aumenta a nossa responsabilidade para mantermos nosso mecanismos de transparência sempre disponíveis e atrativos para os cidadãos. As avaliações periódicas realizadas por diversas entidades brasileiras são sempre bem-vindas. Elas funcionam como termômetros para que os gestores não se descuidem em nenhum minuto de abastecer os portais da transparência", avalia o secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá.



Os dados para a montagem do ranking, organizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, foram levantados entre os dias 11 de abril de 2016 e 25 de maio de 2016 nos portais da transparência dos 5.568 municípios e dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A média desta edição foi superior à da edição passada, saltando de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Ao lado do Ceará, os estados do Espírito Santo e de Rondônia também conquistaram nota máxima.



O levantamento leva em conta aspectos legais e boas práticas de transparência, com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A medição é feita a partir do grau de cumprimento da legislação verificado, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.












Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário