Ads 468x60px

domingo, 22 de maio de 2016

Prefeito Roberto Cláudio inaugura dois Ecopontos nas Regionais I e IV

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, neste sábado (21/05), mais dois ecopontos em Fortaleza. Os novos equipamentos estão localizados nos bairros Serrinha (Regional IV) e Vila Velha (Regional I).
Os ecopontos são locais onde o fortalezense pode realizar gratuitamente o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.
“O desafio dos resíduos sólidos passa, necessariamente, de uma parceria do poder público com a cidade. É uma questão que envolve também o hábito da população. E o Ecoponto vem exatamente nesse sentido, de mudar a atitude das pessoas em relação ao lixo”, comentou o Prefeito.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem implementado um conjunto de ações para combater o lixo em Fortaleza. “Já conseguimos eliminar cerca de 500 rampas de lixo em toda a cidade. Além de termos aumentado a coleta do lixo privado, dos grande geradores, que antes era coletado pela Prefeitura e agora chega ao aterro por empresas credenciadas e fiscalizadas, gerando economia para os cofres públicos e mais limpeza na cidade. E um terceiro dado a celebrar é que Fortaleza já superou a média nacional de coleta seletiva do lixo, que é de 3% do volume, e vamos até julho alcançar cerca de 12% e encaminhado para a reciclagem. Nossa ideia é organizar a coleta de lixo e, com isso, fazer com que as pessoas tenham uma consciência maior em relação aos resíduos”, destacou Roberto Cláudio.
Com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o ecoponto do bairro Serrinha foi construído com formato de alvenaria, dotado de prédio de apoio equipado com depósito, escritório, banheiros e vestiários. Na área externas e de circulação foi construído um pátio de coleta e triagem de materiais dotado com platô de descarrego com rampa de acesso e guarita para segurança.
Já o ecoponto do bairro Vila Velha, implantado a partir de uma parceria entre a SCSP e a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR), foi instalado em formato de contêiner. O espaço conta com caçambas para coleta e contêiner com uma estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento. Assim como os demais, os dois novos equipamentos funcionam de segunda-feira a sábado, de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.
Em todos os ecopontos, um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, atende à população, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos ecopontos.
Os novos ecopontos ampliam ainda mais as opções de locais onde a população pode ter acesso ao benefício do Recicla Fortaleza, em funcionamento em todos os ecopontos desde o dia 30 de abril de 2016, dando desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis. Para ter acesso ao crédito na conta de energia, é simples, bastando que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximos para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. “O ecoponto nasce para que a população destine resíduos e ganhe bem estar e oportunidade. É uma ação pontual que serve para estimular a participação popular, através de parcerias com a Coelce, a Cagece e o Sindiônibus”, destacou o secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, que coordena os equipamentos.
Com a iniciativa, a gestão do prefeito Roberto Cláudio proporciona um comportamento sustentável com relação ao descarte de resíduos, passando de uma gestão corretiva, baseada na simples realização de coleta dos materiais irregularmente dispostos nas vias e logradouros públicos, os chamados pontos de lixo, para uma gestão preventiva e educativa, fundamentada no oferecimento de serviços adequados às necessidades da população. Até o final de 2016, a Prefeitura de Fortaleza terá implantado um total de 25 ecopontos na cidade, com estruturas qualificadas para o descarte seletivo de volumosos.
Morador da Serrinha, Marco Helder Santos aprovou a implantação do equipamento. “É um projeto muito interessante do prefeito Roberto Cláudio. Vamos contribuir com a limpeza da cidade e, além disso, ganhar um retorno com créditos. Ganha a cidade e ganha a população”, disse.
Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário