Ads 468x60px

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Universitários dão exemplo de solidariedade mobilizando doadores de sangue



Sorriso no rosto e usando camisas com frases de incentivo à doação de sangue, um grupo de 10 estudantes de Enfermagem, da Faculdade Ateneu, decidiu trabalhar voluntariamente para conquistar novos doadores de sangue. Até esta sexta-feira (29), eles se reúnem próximo ao posto de doação de sangue do Hemoce, na sede do Vapt Vupt, em Messejana, para entregar panfletos, cartazes e tirar dúvidas sobre a doação de sangue.  “Existem várias formas de ajudar ao próximo e a nossa missão hoje é cativar doadores de sangue”, diz a universitária Rosimeire Gomes. “Cada pessoa que a gente convida e demostra interesse pela doação de sangue é pra nós motivo de muita felicidade, porque assim fazemos parte de uma ação que vai salvar a vida de muita gente”, ressalta a estudante Tainara Bonifácio.

A ideia do voluntariado partiu da professora que incluiu o trabalho no plano curricular de uma das disciplinas do curso.  “Nós sabemos o quanto é importante colaborar nessa missão de ser um multiplicador, pois na vida profissional esses estudantes vão encontrar muita gente que precisa da doação de sangue, de órgãos, então é importante que eles entendam como funciona todo o processo desde a conquista de doadores”, fala a professora e enfermeira Viviane Tomás.

Para auxiliar no trabalho voluntário o Hemoce realizou palestras educativas com os estudantes para que eles pudessem aprender como funciona a doação de sangue, quais os mitos mais comuns, como captar e fidelizar os doadores. “Muita coisa do que aprendemos, procuramos repassar. Algumas pessoas que tem medo de doar acha que vai fazer falta o sangue retirado na doação, então nós estamos aqui para acolher, orientar e esclarecer que o gesto de solidariedade não faz mal algum, muito pelo contrário, só faz bem”, comenta a universitária Idelane Oliveira.

A experiência dos alunos trouxe bons resultados. Em quatro dias de trabalho voluntário, desde a última sexta-feira (22), retornando na segunda-feira (25), o número de doações no local aumentou. “Através da ação de conscientização desses jovens, o número de doadores cresceu cerca de 40% e a gente fica muito feliz por saber que as pessoas se envolvem com a causa solidária de diversas formas além da doação, sendo captadores de vidas”, destaca Nagéla Lima, coordenadora da captação do Hemoce.

Nesta sexta-feira (29), para comemorar o último dia de atividades, os estudantes de enfermagem organizarão uma série de ações para chamar a atenção do público. “Vai ser um dia diferente, nós vamos preparar cartazes, vestir fantasias e tentar conquistar mais e mais doadores, porque esse trabalho significa mais do que uma tarefa de faculdade, ele representa uma lição de vida encantadora”, comemora Rosimeire Gomes.


Doação de sangue

O posto de coleta do Hemoce no Vapt Vupt, que fica na Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602, Messejana, funciona até esta sexta-feira (29), das 8 às 17h. Voluntários que tenham interesse em realizar mobilizações para captação de doadores de sangue podem entrar em contato com o Hemoce pelo telefone: (85) 3101.2300 e agendar a programação.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário