Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Primeira-dama participa de inauguração de Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica de Barbalha

O evento levou vários prefeitos e lideranças politicas da regiao do Cariri, inclusive o Prefeito Raimundão
A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, com a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC)

R MG 9258













"Hoje eu me sinto segura. Eu sei para onde eu vou trazer sempre. Todos os dias eu vou trazer ela para cá e ela vai ter o acompanhamento dos profissionais que ela precisa". Essa é a sensação da dona de casa Hosana Borges, que agora conta com o atendimento de equipe multidisciplinar para acompanhar a filha Sara Elísia, de cinco meses, diagnosticada nos primeiros dias de vida com microcefalia. Sara faz parte de um grupo de 33 crianças dos municípios que integram a 21ª Região de Saúde (Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha) que serão atendidas no Núcleo de Estimulação Precoce inaugurado, nesta quarta-feira (20), na Policlínica Regional de Barbalha, na Região do Cariri.

R MG 9340














A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, participou do evento de inauguração acompanhada dos prefeitos de Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte; José Leite, Tardiny Pinheiro e Raimundo Macêdo respectivamente, além do secretário de Saúde, Henrique Javi; da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado; e da diretora da Policlínica, Luciana Sobreira; o deputado federal Arnon Bezerra; lideranças locais como o ex-secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana; e vereadores da cidade de Barbalha.


Onélia conheceu a estrutura e conferiu de perto o atendimento no local

R MG 9391













A primeira-dama agradeceu a parceria com o Nutep, ligado à UFC, e reforçou a importância do atendimento das crianças nas policlínicas. "A gente sabe o quanto é importante para o desenvolvimento da criança. Se a gente identifica esse problema no início, estimula esse desenvolvimento, essas crianças terão uma qualidade de vida melhor", pontuou.

Márcia, pró-reitora da UFC, se comprometeu em acompanhar as crianças atendidas na Policlínica de Barbalha com pesquisas da universidade. "Eu lanço o compromisso da universidade, de que se vocês precisarem de equipe para trabalhar as questões de pesquisas nesse núcleo que está sendo implantado hoje. A gente vai procurar pesquisadores de renome lá da universidade para poder captar esses dados e acompanhar essas crianças, porque isso é importante", ressaltou.

Das 33 crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor atendidas, 26 foram diagnosticadas com microcefalia, quatro com síndrome de Down, duas com paralisia cerebral e uma com síndrome de Edwards. Além da Policlínica de Barbalha, as unidades de Caucaia, Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.

A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama Onélia Leite Santana com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à UFC.

O Nutep capacitará profissionais de equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de 19 policlínicas regionais do Estado este ano. O objetivo é implementar serviços de estimulação de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Ou seja, com atraso no desenvolvimento, como crianças prematuras, com síndrome de Down, paralisia cerebral e microcefalia, por exemplo. Três turmas de profissionais receberão o treinamento e a consultoria técnica. A primeira, composta pelas policlínicas de Pacajus, Caucaia, Baturité, Russas, Limoeiro, Sobral, Tianguá, Crateús, Camocim e Barbalha, está em treinamento. Além dos profissionais que serão capacitados pelo Nutep, a equipe dos Núcleos de Estimulação também conta com neuropediatra, responsável por diagnosticar as crianças.


Nutep

R MG 9299














O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) é a instituição responsável pelo treinamento. Além de prestar assistência permanente a cerca de 750 crianças pelo SUS, essa unidade do complexo hospitalar da Faculdade de Medicina da UFC atua na área de ensino, pesquisa e extensão e é campo de atividades acadêmicas para os cursos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional na área da saúde.

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário