Ads 468x60px

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Microcefalia: Primeira-dama visita policlínica de Barbalha para acompanhar atendimento às crianças

A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, com a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC)
 
A Policlínica Regional de Barbalha, na Região do Cariri, vai receber a visita da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, nesta quarta-feira (20), às 14 horas. Acompanhada do secretário de Saúde, Henrique Javi; da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado; e da diretora da Policlínica, Luciana Sobreira; Onélia vai conferir de perto o atendimento realizado no Núcleo de Estimulação Precoce nas crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia. Além da Policlínica de Barbalha, as unidades de Caucaia, Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.

Atualmente, 33 crianças dos municípios que integram a 21ª Região de Saúde (Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha) estão sendo atendidas na Policlínica de Barbalha. Desse total, 26 são diagnosticadas com microcefalia, quatro com síndrome de Down, duas com paralisia cerebral e uma com síndrome de Edwards.

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à UFC, capacitará profissionais de equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de 19 policlínicas regionais do Estado este ano. O objetivo é implementar serviços de estimulação de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Ou seja, com atraso no desenvolvimento, como crianças prematuras, com síndrome de Down, paralisia cerebral e microcefalia, por exemplo.

A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama Onélia Leite Santana com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e o Nutep. Três turmas de profissionais receberão o treinamento e a consultoria técnica A primeira, composta pelas policlínicas de Pacajus, Caucaia, Baturité, Russas, Limoeiro, Sobral, Tianguá, Crateús, Camocim e Barbalha, está em treinamento.

Nutep

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) é a instituição responsável pelo treinamento. Além de prestar assistência permanente a cerca de 750 crianças pelo SUS, essa unidade do complexo hospitalar da Faculdade de Medicina da UFC atua na área de ensino, pesquisa e extensão e é campo de atividades acadêmicas para os cursos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional na área da saúde.

Serviço

Quando: 20/04/16
Onde: Policlínica Regional em Barbalha - Rodovia Leão Sampaio
Horário: 14 horas

Portal do Helvecio

0 comentários:

Postar um comentário