Ads 468x60px

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Presidente do TJCE recepcionará novos juízes em debate sobre a importância do Judiciário

                Desembargadora Iracema Vale Presidente do Tribunal de Justiça do Ceara(TJCE)
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, recepcionará, no próximo dia 23, todos os 76 juízes aprovados em concurso público que assumirão os cargos em 25 de fevereiro. O encontro acontecerá às 14 horas, no auditório Dom Aloísio Lorscheider, localizado à sede do Poder Judiciário, no Cambeba, em Fortaleza.
Iracema Vale dará boas-vindas aos magistrados. Em seguida, ocorrerá palestra sobre a importância da Justiça para o sistema democrático brasileiro. “Pensamos em promover esse momento antes da solenidade de posse para transmitirmos aos novos colegas o sentimento da nossa gestão, que é de aproximar cada vez mais o Tribunal da população e ter um diálogo sempre franco e aberto”, antecipa a presidente.
O palestrante será o doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Pereira Feitosa. Os debatedores serão o desembargador Heráclito Vieira e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno.
“Nós precisamos ter em mente que o Judiciário não precisa ser um Poder que apenas julga causas. Ele pode ir além quando pensa em ações para ressocializar apenados, quando executa projetos para conscientizar as pessoas sobre seus direitos, quando mostra às partes de um processo que aquilo pode ser resolvido numa conversa sensata sem a intervenção de um juiz. Dizer que o Judiciário pode ir além significa dizer que nós, magistrados e servidores, podemos e devemos ir além”, acrescenta Iracema Vale.
Todos os 76 juízes atuarão no Interior cearense, em cidades de pequeno porte. Esses municípios formam a chamada Entrância Inicial do Judiciário. Somadas, as populações dessas localidades ultrapassam 1,5 milhão de pessoas. Isso equivale a quase 20% dos 8,5 milhões de habitantes do Ceará.
Com a posse desses novos magistrados, a falta de juízes na Entrância Inicial será resolvida quase que totalmente. Das 82 cidades hoje ainda sem juízes, apenas Acaraú, Barreira, Pacoti, Pentecoste, Pindoretama e São Luís do Curu ficarão sem magistrados a partir do dia 25 e continuarão sendo atendidas por comarcas vizinhas.
TJCE

0 comentários:

Postar um comentário