Ads 468x60px

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade realiza ações para conscientizar dioceses do Ceará


A Secretaria das Cidades se reuniu, nesta segunda-feira, com a CNBB e Ministério Público para dar continuidade sobre a campanha da fraternidade deste ano, cujo tema é “A Casa Comum, nossa responsabilidade”, que aborda a problemática do saneamento básico no Brasil.

Durante o encontro, foi discutida um agenda a ser realizada junto as nove dioceses do Ceará, em especial, a diocese do Crato, para a intensificação de ações de conscientização da população. Também foram tratados os projetos do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes) de Sobral e do Aterro Sanitário Consorciado de Limoeiro do Norte.

Entre as ações, a Secretaria das Cidades disponibilizará relatórios com todas as informações referentes ao saneamento básico dos bairros de Fortaleza, além de elaborar uma carta explicativa a ser encaminhada aos padres e bispos do Ceará para que possam, durante as cerimônias religiosas, tornar público as condições atuais do saneamento no Estado. 

Segundo Alceu Galvão, coordenador de Saneamento da SCidades, “a união das três entidades é de suma importância, pois ao se traçar uma agenda comum e estratégias para atuar nas diferentes dioceses do Ceará, com metas e ações conjuntas, podemos atuar fortemente em prol da melhoria do saneamento básico no Estado”.

Para a promotora Jacquelino Faustino, também presente na reunião, “atualmente um dos mais importantes trabalhos a serem realizados com o apoio da CNBB, é o processo de conscientização da população sobre a importância da interligação com a rede”.
A assessora da CNBB, Mônica Pimentel, destaca a importância da parceria entre as entidades. “Nós como Igreja, estamos alertando a população para o cuidado com a nossa Casa Comum, que é o planeta, e é muito importante que os órgãos públicos como a Secretaria das Cidades e o Ministério Público se insiram nessa campanha. Essa união só tendem a somar e trazer resultados significativos da Campanha da Fraternidade nos municípios e comunidades do Ceará”.
Participaram do encontro, o coordenador de saneamento da SCidades, Alceu Galvão; a coordenadora do CAOMACE, Jacqueline Faustino; a secretária executiva da CNBB NE 1, Irmã Rosália Alencar; a assessora da CNBB, Mônica Pimentel e o padre Brendan Coleman, assessor da CNBB Reg. NE1.

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário