Ads 468x60px

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

2ª CEATER acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro


A 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará – CEATER contará com a presença do secretário Dedé Teixeira 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, vai realizar nos dias 24 e 25 de fevereiro  a  2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará – CEATER, no Condôminio Espiritual Uirapuru. O secretário Dedé Teixeira vai participar da abertura do evento.
Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis", a 2ª CEATER busca mostrar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país.
Para o secretário Dedé Teixeira a conferência é um compromisso para garantir a implementação de políticas públicas como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). “Esse é o momento de dialogar e refletir sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismos que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para  potencializar as diferentes políticas setoriais no meio rural”, concluiu.

CEATER

Em todo estado do Ceará, nos meses de novembro e dezembro de 2015, foram realizadas quatorze Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária que precederam a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – 2ª CEATER, com a participação de 1.341 representantes da sociedade civil e poder público que, em diálogo, alimentaram esta 2ª Conferência.
A 2ª CEATER é uma etapa, que conjugada com outras conferências estaduais, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária.
O objetivo geral da 2ª CEATER é definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Brasil, por meio do diálogo e interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores e agricultoras familiares, tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), e tendo como referência o PNDRSS e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Estas Conferências vêm se fortalecendo a vários anos, em particular, desde as primeiras Conferências realizadas no final de 2011 e início de 2012, quando foram assumidos compromissos garantindo realizações destas de quatro em quatro anos. Elas se constituem em um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva de propostas e estratégias de organização da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário