Ads 468x60px

domingo, 17 de janeiro de 2016

Jornal O Povo: Saúde de Tauá é referência para todo Pais.



PLANIFICAÇÃO DA SAÚDE EM TAUÁ
Há um mês encerramos um ciclo de dois anos de trabalho na saúde em Tauá, que foi a Planificação da Atenção Primária à Saúde (Paps). Em parceria, Prefeitura, Governo do Estado do Ceará/Sesa, Conass, ESP/CE, Fiocruz e Unifor. Propusemos uma nova maneira de lidar com os processos de trabalho aos trabalhadores vinculados à atenção primária. Por meio de aulas presenciais, oficinas, trabalhos de dispersão e debates, todos os participantes tiveram a oportunidade de avaliarem e repensarem o serviço que vem sendo prestado por meio do Sistema Local de Saúde.
Segundo avaliação dos próprios trabalhadores, os entraves do serviço encontrados por eles muitas vezes perpassam pela forma como a equipe maneja o trabalho em grupo e também
a relação que ela mantém com o território assistido. E então, a Paps girou em torno de como amenizar essas queixas ao mesmo tempo em que houvesse um trabalho de qualificação profissional no qual o produto final fosse a maior satisfação do usuário da atenção primária do SUS em Tauá.
Entre seus maiores impactos, podemos citar: a qualificação de todos os trabalhadores da saúde da atenção básica, o alinhamento dos moldes de organização dos serviços e do atendimento aos princípios do SUS, uma reorganização dos processos de trabalho, incentivo à produção científica, integralidade maior do trabalho em rede entre as atenções primária e a atenção especializada, maior incentivo à participação popular, estratificação das condições de risco para melhor assistir a gestantes e crianças, hipertensos e diabéticos como alto, médio e baixo risco, tutoria de microterritórios.
Houve uma ampliação da cobertura de PSF. Hoje são 25 equipes instaladas para atender a população local de 57. 775 habitantes, implantação dos Pops - Padronização Operacional dos Procedimentos de Saúde, dos Painéis de Bordo e do E-SUS. Todos são instrumentos de avaliação e monitoramentos dos serviços e indicadores de saúde para tomadas de decisões.
Patrícia Pequeno Aguiar
Prefeita de Tauá
Artigo publicado no Jornal OPOVO em 14 de janeiro de 2016:
http://www.opovo.com.br/…/planificacao-da-saude-em-taua.sht…

PortaldoHelvecio                                                                                                                                     DIRETO DA FONTE

0 comentários:

Postar um comentário