Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CAPITAL E INTERIOR; Sai resultado do Enem, e Ceará tem 10 mil vagas


A UFC é uma das instituições mais procuradas desde 2012 e possui o maior número de postos abertos. São 6.288 vagas nos campi de Fortaleza e Interior
Aguardado por milhares de estudantes brasileiros, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será divulgado hoje pelo Ministério da Educação (MEC). Caso tenham resultado positivo, os candidatos poderão, a partir de segunda-feira (11), concorrer a uma das 228 mil vagas abertas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 em 131 universidades do País. No Ceará, quatro instituições de ensino superior que aderiram ao programa irão ofertar, juntas, mais de 10 mil oportunidades para os aprovados tanto na Capital quanto no interior do Estado. A consulta das vagas está disponível desde ontem no portal do Sisu.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é local com o maior número de postos abertos. São 6.288 vagas nos campi de Fortaleza, Russas, Sobral, Crateús e Quixadá. Os candidatos poderão escolher dentre 107 cursos de graduação presenciais, com exceção do curso de Letras-Libras. A maior oferta é para o curso de Medicina, com 160 vagas, seguido por Agronomia (140), Engenharia Civil (120) e Engenharia de Energia e Meio Ambiente (120).
Na última quarta-feira (6), a instituição divulgou um edital com informações sobre as inscrições e a ocupação das vagas. De acordo com a Universidade, 50% dos postos serão destinados às pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, seguindo a determinação da Lei de Cotas.
Estudantes
O coordenador do Sisu na UFC, Miguel Franklin, destaca que alguns dos cursos mais concorridos são Engenharia Civil, Fisioterapia, Direito e Medicina. Este último é requisitado, inclusive, por estudantes de outras regiões do País. Segundo ele, desde 2011, a instituição vem se consagrando como a mais procurada no Sistema e, neste ano, pretende manter os bons números. "Ao longo dos anos, temos recebido a maior quantidade de inscrições nacionalmente. Esperamos nos manter entre as mais buscadas pelos estudantes", diz.
Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), 1.036 vagas serão disponibilizas em 21 graduações, como Administração, Pedagogia, Matemática, Medicina Veterinária, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social. Há vagas para todas as sedes da instituição no Estado. Além da Capital, existem campi em Tauá, Quixadá, Crateús, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Iguatu.
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) reúne 2.125 vagas, distribuídas por 19 campi, dentre eles os de Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Cedro, Jaguaribe e Ubajara. Ao todo, 36 cursos estão com oportunidades abertas. No Interior, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá 790 em 13 cursos graduação.
As listas de vagas por município, curso ou instituição de ensino pode ser conferidas integralmente no portal do Sisu. As inscrições no Sistema começam na próxima segunda-feira (11) e vão até a quinta (14). Os candidatos aprovados no Enem 2015 poderão escolher duas opções de vaga e indicar, para cada uma, a instituição de ensino, o local de oferta, o curso e o turno de preferência.
Os estudantes terão a possibilidade de conhecer as notas de corte para cada curso. A partir delas, poderá, se desejar, fazer a alteração das opções escolhidas.
Saiba mais
Cronograma
8 de janeiro: Resultado do Enem
11 a 14 de janeiro: Inscrições no Sisu
18 de janeiro: Resultado da chamada única
22,25 e 26 de janeiro:  Matrícula dos aprovados
18 a 29 de janeiro: Inscrições na lista de espera

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário