Ads 468x60px

sábado, 9 de janeiro de 2016

Ator e Narcotraficante: El Chapo reuniu-se com Sean Penn meses antes da captura, diz revista

Em artigo na Rolling Stone, ator diz ter encontrado com Joaquín Guzmán. Eles teriam discutido sobre tráfico de drogas e política do Oriente Médio.


Joaquín "El Chapo" Guzmán, o traficante mexicano recapturado na sexta-feira (8) em Sinaloa, reuniu-se com o ator americano Sean Penn meses antes da captura. As informações são da revista Rolling Stone.
Em um artigo publicado no sábado (9) na revista, e de autoria de Penn, o ator descreve as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.
De acordo com a AP, <u>u</u>m oficial da lei mexicana disse que o encontro de El Chapo com Penn ajudou as autoridades a a localizarem o paradeiro do traficante.


"El Chapo" já está passando por um processo de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado por narcotráfico em seis estados, informou neste sábado a promotoria em comunicado.

O prazo para que os advogados de Guzmán possam argumentar para evitar a extradição pode, inclusive, ser ampliado, mas a promotoria adiantou que "apresentará elementos para combater" qualquer estratégia da defesa.
A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levou à captura do traficante foi a descoberta de que criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.
"Um aspecto importante que permitiu precisar sua localização foi a descoberta da intenção de Guzmán Loera de gravar um filme biográfico, para o qual estabeleceu contato com atrizes, atores e produtores", disse a procuradora-geral.
Arely afirmou que "os trabalhos de acompanhamento permitiram documentar os encontros dos advogados do agora detido com essas pessoas".
No motel
A detenção aconteceu num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México, onde tinha se refugiado para escapar de uma operação das forças armadas iniciada após uma denúncia, detalharam fontes policiais.

Segundo essas fontes, El Chapo conseguiu fugir pelo sistema de esgoto de uma casa localizada no bairro de Scally junto com Orso Ivan Gastelum Cruz, líder do cartel no norte de Sinaloa, após intenso tiroteio com as forças de segurança mexicanas que terminou com cinco criminosos mortos, seis detidos e um militar ferido.
G1/Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário