Ads 468x60px

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Secretaria Municipal da Saúde qualifica agentes comunitários de saúde na detecção do Câncer de Mama



Os moradores dos bairros da Regional II ganham um novo aliado no combate ao Câncer de Mama com a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza. A capacitação ocorreu dia 10 de dezembro, no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A atividade teve como objetivo apresentar para os agentes as principais atribuições na detecção precoce do câncer de mama e orientações a serem informadas à população, como a procura das unidades de saúde para o acompanhamento e realização dos exames. Durante o encontro foi aplicado um questionário para identificar o conhecimento dos participantes sobre o assunto, e em seguida, expostas questões sobre a doença. O agentes assistiram ainda a um vídeo ressaltando a importância das mulheres fazerem o autoexame das mamas e de realizarem a mamografia.
Para a coordenadora da Atenção Primária da Regional II, Raquel Nepomuceno, a capacitação visa qualificar o trabalho exercido pelos agentes no território. “A capacitação tem como ação principal ampliar o conhecimento entre os agentes, e fortalecer a relação do território com o posto de saúde, orientando as mulheres a procurarem a unidade para os exames de prevenção”, destacou Raquel.
Aproximadamente duzentos agentes comunitários de saúde puderam receber mais informações sobre glândulas mamárias, fatores de risco, sinais e estágios do câncer de mama, além das principais formas de apresentação da doença. Na oportunidade, foram expostas ainda as estratégias utilizadas para detecção precoce do câncer de mama, além dos tipos de tratamento disponíveis para os usuários.
Assessoria da PMF

0 comentários:

Postar um comentário