Ads 468x60px

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Prefeitura de Fortaleza implanta faixa diagonal para pedestres e inverte sentido de vias no Binário da Praia de Iracema


Avançando na implantação do Binário da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza iniciará mais uma etapa de intervenções a partir desta segunda-feira (07/12), envolvendo uma faixa diagonal para pedestres, a sinalização da avenida Monsenhor Tabosa, prolongamento de parte da faixa exclusiva de ônibus da avenida Abolição e implantação de sentido único na avenida Historiador Raimundo Girão. O Binário tem previsão de entrega ao longo do mês de dezembro.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), serão realizados os serviços de sinalização da avenida Monsenhor Tabosa, entre a rua João Cordeiro e a avenida Barão de Studart. Além disso, haverá o prolongamento de parte da faixa exclusiva de ônibus da avenida Abolição, a partir da rua Barão de Aracati.
Como parte das ações do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, será implantada uma faixa de pedestres na diagonal, também conhecida como "faixa em X", no cruzamento da avenida Historiador Raimundo Girão com a avenida Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas, a "faixa em X" tem por objetivo reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. A ação será implantada em caráter de piloto no Binário da Praia de Iracema, com grande potencial de ser expandido para outras áreas da cidade. Com a faixa diagonal, os pedestres deixarão de atravessar o cruzamento em duas etapas (em "L"), podendo chegar ao lado oposto em uma única travessia, reduzindo o tempo em até 50%.
Os trabalhos ocorrem sempre no período noturno até a próxima sexta-feira (11/12), quando será implantado o sentido único leste/oeste na avenida Historiador Raimundo Girão, entre a avenida Barão de Studart e a rua Ildefonso Albano. Após a conclusão dos trabalhos, os motoristas circularão naquele trecho da via em apenas um sentido vindo do Meireles ao Centro.
Também será instalado o sentido único sul/norte na Rua Antônio Lima, entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão. Com isso, os motoristas que vêm pela Monsenhor Tabosa no sentido Centro/Meireles poderão convergir à esquerda na rua Antônio Lima e retornar pela avenida Historiador Raimundo Girão.
Nesta etapa, está prevista ainda uma ciclovia bidirecional, com extensão de 1 Km, nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, desde a avenida Rui Barbosa até a Rua Arariús, mudando para ciclofaixa entre Ararius e Historiador Guarino Alves, contornando o calçadão da Praia de Iracema.
É preciso bastante atenção neste período, pois a conversão à esquerda no cruzamento da rua Silva Paulet com a avenida Abolição, implantado para desvio de obras, não será permitida e deverá ser realizada permanentemente no cruzamento da avenida Historiador Raimundo Girão com a avenida Rui Barbosa. Esta mudança se deve à construção da praça entre a rua Silva Paulet e avenida Barão de Studart.
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) permanecem no local para orientar a população e dar reforço durante a execução dos trabalhos. Não será necessário desvio de tráfego.
Em paralelo, seguem as obras físicas de construção de ilha, praça e readequação do canteiro central na avenida Monsenhor Tabosa. Já foram realizados os serviços de fresagem, recape e tapa buraco em algumas vias daquela região, sinalização horizontal e vertical, além de mudança de sentido em algumas ruas que compõem o projeto do binário naquela área.
Linhas no entorno da Praia de Iracema serão alteradas a partir de 12 de dezembro
Em razão das alterações viárias para a implantação do Binário da Praia de Iracema, formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir do próximo dia 12 de dezembro, 20 linhas que passam por aquelas vias terão alterações.
Com a implantação de semáforo no cruzamento da Av. Rui Barbosa com Av. Monsenhor Tabosa, as linhas que seguiam pela Av. Historiador Raimundo Girão e entravam na Av. Barão de Studart pelo sentido leste/oeste seguem até a avenida Rui Barbosa, retornando à avenida Barão de Studart. São elas 077- Parangaba/Mucuripe, 078 -Siqueira/Mucuripe, 099 - Siqueira/Mucuripe, 752 - Caça e Pesca e 903 - Varjota.
Com a alteração de sentido de circulação na avenida Beira-Mar, as linhas que passam pela Av. Historiador Raimundo Girão, no sentido oeste/leste, devem seguir pela rua Idelfonso Albano e, depois, pela Av. Monsenhor Tabosa. Já a Linha 909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca /Beira-Mar segue pela Monsenhor Tabosa em direção à Barão de Studart, deixando de passar pela João Cordeiro e Historiador Raimundo Girão.
Linhas a serem alteradas
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
052 - Grande Circular II
054 -Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão)
056 - Grande Circular II (Corujão)
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema (Dom-Fer)
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar
Binário da Praia de Iracema
O Binário da Praia de Iracema, que compreende as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão, trará benefícios para a fluidez do transporte público, que será priorizado, além de melhorar a circulação de pedestres e ciclistas e reduzir o congestionamento na região. A avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. A mudança consolidará um binário com a Av. Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Av. Abolição, que, no sentido leste/oeste, será estendida até a Av. Rui Barbosa, e no sentido oeste/leste, até a rua Barão de Aracati, ampliando em 1,5 Km a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza.
Além disso, haverá uma readequação do cruzamento das avenidas Monsenhor Tabosa e Barão de Studart, e o semáforo instalado no local passará de três para dois estágios, eliminando um ponto crítico de congestionamento. Com isso, a Prefeitura vai proporcionar espaços para a implantação de equipamentos urbanos, como praças, redução dos conflitos viários e a implantação de infraestruturas que permitam uma maior segurança para pedestres, ciclistas e priorização do transporte público.
Assessoria da Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário