Ads 468x60px

domingo, 13 de dezembro de 2015

Prefeito Roberto Cláudio inaugura posto de saúde e Centro de Educação Infantil no Genibaú


O prefeito Roberto Cláudio entregou mais dois equipamentos nas áreas da Educação e Saúde, no último sábado (12/12), no bairro Genibaú (Regional V). Foi inaugurado o posto de saúde Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, quarto das 25 novas unidades que serão entregues ainda nesta gestão, e o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Terezinha de Carvalho Holanda, que contemplará cerca de 140 crianças de 1 a 5 anos de idade e também atenderá as famílias do bairro Conjunto Ceará.
“Esta é uma demanda antiga da população, que há pelo menos 25 anos esperava por isso Estamos, atualmente com 62% de cobertura do Programa de Saúde da Família e duplicamos a oferta de vagas em creches e escolas de Fortaleza”, afirmou o Prefeito.
Com uma área construída de aproximadamente 730 m², o posto de saúde vai atender cerca de 17 mil pessoas. A população terá acesso a atendimento médico, odontológico e de enfermagem pelo Programa de Saúde da Família, além de acompanhamento realizado por mais de 20 agentes comunitários.
Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Socorro Martins, as políticas públicas devem andar em conjunto para melhor atender à população. “Saúde e Educação são essenciais e devem estar interligadas”, afirmou.
A Prefeitura reformou/ampliou 59 postos de saúde, sendo nove na área da Regional V, e construiu quatro novas unidades. Mais de 95% dessas unidades da Capital funcionam seguindo o novo modelo de gestão, com atendimento à demanda espontânea e programada, das 7h às 19h, sistema informatizado, sistema de videomonitoramento e prontuário eletrônico.
Centro de Educação Infantil
Já a creche possui espaço total de 2.517m², sendo 783m² de área construída, dispondo de seis salas de aula com banheiros adaptados, secretaria, sala de espera, diretoria, sala de professores, coordenação/arquivo, cozinha, refeitório com cantina e lavanderia com depósito para material de limpeza, além de vestuário masculino e feminino. O projeto conta, ainda, com brinquedoteca, área de lazer com playground, solarium e estacionamento.
O secretário de Educação, Jaime Cavalcante, destaca que esta é uma demonstração da atenção da Prefeitura com a população mais carente. “Esta é a 64ª creche entregue nesta gestão, isso representa mais de 50% do que já existia, com previsão de entrega de até 100 unidades até o ano que vem. É quase a totalidade de creches existentes em Fortaleza em toda sua história”, compara.
Entre Centros de Educação Infantil construídos, reformados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza já entregou para a população fortalezense 61 novas unidades. Com essas ações, a rede municipal teve um aumento de mais de 50% nas matrículas de creche de 2012 para 2015.
Olhar da população
A empregada doméstica Marlene Mota acredita que o novo posto de saúde foi uma benção de Deus. “Antes, a gente tinha que sair de madrugada para ser atendida no posto de saúde, arriscando a vida da gente. Agora, vai ficar mais fácil”, disse.
A costureira Brena Paula achou ótimo a entrega da nova creche. “Vai facilitar bastante nossa vida, pois agora vamos ter aonde deixar as crianças na hora de trabalhar. Foi uma grande vitória pro nosso bairro”, avalia.
Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário