Ads 468x60px

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Prefeito Roberto Cláudio faz balanço de ações da gestão no Programa Paulo Oliveira


O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta quinta-feira (10/12), do Programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM. Durante a entrevista, foram abordados temas como mobilidade urbana, meio ambiente e saúde. Ele também afirmou que, neste sábado (12/12), entregará uma série de obras da gestão, como a reforma do Mercado da Aerolândia, o Centro de Educação Infantil (CEI) Dr. Seixas e um posto de saúde no bairro Genibaú.
Mobilidade Urbana
Em relação à mobilidade urbana, o Prefeito comentou as ações de priorização do transporte público. Uma delas é o estabelecimento de uma faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino, com a abertura de uma via alternativa na Rua General Tertuliano Potiguara.
“No começo, essa via alternativa vai cortar a Virgílio Távora, Desembargador Moreira e vai até a Tibúrcio Cavalcante, continuando pela João Brígido, que atravessa a Rui Barbosa. A opção de duas mãos que havia para carro na Padre Valdevino foi ampliada, mantendo uma mão na via e duas mãos pela João Brígido. Há, hoje, esse escoamento de trânsito”, explicou o Prefeito.
Saúde
Roberto Cláudio já convocou uma reunião com os 33 monitores dos postos de saúde da cidade para avaliar o primeiro mês de atendimento e abastecimento dos medicamentos das unidades. “Sempre vai haver a falta de um medicamento ou outro, a falta de um insumo. Mas estamos chegando no padrão de um abastecimento regular e padronizado. A gente melhorou muito ao longo desse semestre, conseguimos reabastecer material de prevenção ginecológica, insumos de curativos, material odontológico e grande parte dos medicamentos”, apontou.
Ele também reforçou que a Prefeitura inaugurou três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas Regionais I, IV e VI e que há mais dois equipamentos prontos para serem inaugurados até março de 2016, nos bairros Vila Velha e Bom Jardim. Será construída, ainda, uma sexta UPA no bairro Rodolfo Teófilo. “Assim, nós garantimos duas UPAs por Regional e passaremos a ser a cidade do Brasil com maior número de equipamentos do tipo por habitante”, declarou.
O Prefeito falou sobre o concurso público realizado para seleção de 120 médicos, que serão convocados em 2016, e que será feito um estudo para demanda de mais um concurso para outros profissionais da saúde de nível superior.
Meio Ambiente
A Prefeitura de Fortaleza começou, há cerca de três meses, a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que conta com a implantação de Ecopontos nas Regionais da cidade, fortalecimento da fiscalização e aumento do sistema de coleta no Projeto Maior Limpeza, que promove educação ambiental. “Ainda não está do jeito que queremos. A gente vai intensificar essas ações, que já têm dado efeito. Uma prova disso é o aumento da coleta privada de lixo no aterro em 20%. Mas a cidade continua com pontos e rampas de lixo, e somente a coleta não resolve. Precisamos reforçar a educação ambiental, os Ecopontos, e vamos ficar mais atentos na fiscalização”, ressaltou Roberto Cláudio.
Nos Ecopontos com coleta seletiva, o cidadão poderá trocar, a partir de janeiro de 2016, o peso equivalente do lixo por pontos que valerão como créditos para contas de luz, água e para o Bilhete Único. “Isso incentiva o cidadão a jogar o lixo no entulho no Ecoponto”, declarou.
O próximo Ecoponto entregue pela Prefeitura será na Varjota (Regional II), no dia 19/12. Até o fim de 2016, serão implantados 25 desses equipamentos, que serão as unidades administrativas das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) de cada bairro com estruturas bem mais qualificadas.
Assessoria PMF

0 comentários:

Postar um comentário