Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Fortaleza Réveillon 2016: Prefeitura divulga plano de organização para o Réveillon 2016

Mais de mil policiais militares, civis e bombeiros serão mobilizados para o evento

Maior empenho na segurança, limpeza e na mobilidade do fortalezense e do cidadão. Esses foram os pontos destacados pela Prefeitura de Fortaleza ao anunciar na manhã desta quarta-feira (30/12) o planejamento estabelecido pelo prefeito Roberto Cláudio para a organização do Réveillon, evento que deverá registrar um fluxo de até 1 milhão de pessoas. A festa vai mobilizar mais de mil policiais militares, civis e bombeiros e 65 câmeras de circuito fechado. Como novidade, neste ano, haverá serviço de coleta simultânea dos resíduos sólidos.
Durante a entrevista coletiva realizada no Paço Municipal, o titular da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Elpídio Nogueira, enfatizou que a festa já se consolidou como um evento que promove a cidade de Fortaleza, integra social e culturalmente a Capital e representa no aquecimento da economia, especialmente o setor de serviços, onde o turismo tem se potencializado.
A reunião contou com representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Etufor, AMC. Regional II, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Saúde. "O Prefeito tem destacado a necessidade do fortalezense contribuir em sujar menos, evitar o uso de materiais cortantes e aproveitar a festa como uma oportunidade de confraternização", afirmou Elpídio Nogueira.
Trânsito
- Um efetivo de 160 agentes de trânsito irá garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de tráfego dos veículos, diminuir os riscos de acidentes e coibir o cometimento de infrações no entorno.
- 60 viaturas e 18 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.
- A partir das 5h do dia 31/12: está proibido o estacionamento em toda a área do Aterrinho, nas vias transversais e na Av. Historiador Raimundo Girão, desde a Av. Barão de Studart até a R. Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.
- Os bloqueios viários serão iniciados às 17h na Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a Av. Historiador Raimundo Girão, entre a R. Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart.
- Os desvios serão realizados da seguinte forma:
1. O condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Av. Abolição terá que entrar à esquerda na Av. Barão de Studart. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Av. Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na R. Ildefonso Albano. Agentes estarão em pontos estratégicos auxiliando os motoristas sobre as alternativas que devem ser seguidas.
2. As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, desde a Rui Barbosa até a Barão de Aracati, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres.
- Acesso local assegurado. Os moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro mediante apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.
Transporte coletivo
As 22 linhas regulares que atendem a região do evento passarão por desvio de rota. A população também poderá optar por uma das alternativas especiais que serão criadas para fazer a ligação direta entre os sete terminais de integração e o local da festa. Toda a operação será reforçada com 110 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18h de quinta-feira (31/12) até 6h do dia 1º de janeiro.
Os pontos de parada da Av. Abolição serão desativados durante a festa. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados. No sentido Oeste/Leste, os ônibus farão o seguinte percurso: Av. Pres. Castelo Branco, Rua Franco Rabelo, Rua Boris, Rua Rufino de Alencar, Rua 25 de Março, Rua Pereira Filgueiras, Rua Tibúrcio Cavalcante, Av. Santos Dumont, Av. Desembargador Moreira e Av. Abolição.  Quando trafegarem pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste, farão o seguinte percurso: Av. da Abolição, Rua Júlio Ibiapina, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Dom Luiz, Rua Tibúrcio Cavalcante, Rua Ten. Benévolo e Av. Dom Manoel.
As pessoas que optarem por fazer o deslocamento no transporte coletivo poderão contar ainda com o benefício da Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro reduzirá o valor da passagem para R$ 2,15 (inteira) e R$ 1,00 (meia).
Linhas Especiais
Linha especial 781 – Castelo Encantado/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 782 – Caça e Pesca/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 783 – Meireles/Aterro/Pereira Filgueiras
Linha especial 784 – Circula I/Dom Luiz/IE
Linha especial 785 – Circula II/Dom Luiz/IE
Linha especial 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 933 – Lagoa/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 935 – Messejana/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 936 – Conjunto Ceará/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 937 – Papicu/Aterro Praia de Iracema
Linha especial 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema
Algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4h. São elas:
011 - Circular I;
012 - Circular II;
017 – Inter shoppings;
029 - Parangaba/Náutico;
041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu;
042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu;
051 - Grande Circular I;
052 - Grande Circular II;
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe;
072 - Antônio Bezerra/Parangaba;
073 - Siqueira/Praia de Iracema;
076 - Cj Ceará/Aldeota;
077 - Parangaba/Mucuripe;
079 - Antônio Bezerra/Náutico;
092 – Ant. Bezerra/Papicu/praia de Iracema;
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart;
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto;
752 - Caça e Pesca/Centro;
905 - Meireles/Centro;
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro;
907 - Castelo Encantado/Centro
Segurança
- 527 guardas municipais distribuídos no Aterro da Praia de Iracema e nos sete terminais de integração.
- 817 policiais militares formarão o efetivo na Praia de Iracema e nos terminais de ônibus.
- 45 policiais civis
- 33 bombeiros militares.
- A operação de segurança terá início às 16 horas.
- Viaturas, motos, cavalos, ambulâncias de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros Militar.
Saúde
- Serão montados dois Postos Médicos Avançados (PMAs) que ficarão localizados em pontos estratégicos (ao lado do palco e próximo ao restaurante Tia Nair). Os PMAs contarão com profissionais treinados, equipamentos e insumos adequados e terão capacidade imediata de resposta para qualquer evento que possa repercutir na saúde da população.
- Três hospitais de retaguarda, são eles o Frotinha de Messejana, o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Gonzaguinha de Messejana, este último para emergências obstétricas.
- O funcionamento dos PMAs será iniciado às 17h do dia 31/12/2015 e será encerrado às 8h do dia 1/1/2016.
Limpeza urbana
- As ações de limpeza no dia 31 de dezembro estão programadas para começar às 8h e se estenderão até as 16h. No dia 01 de janeiro de 2016, os trabalhos começam às 7h e terminam quando toda a limpeza estiver concluída.
- Limpeza de calçadões, avenidas, travessas, aterros, e faixas de orla de praia, finalizando com o esvaziamento de papeleiras e lixeiras.
- 295 homens envolvidos, entre garis, fiscais, técnicos de segurança e demais auxiliares, trabalhando com o apoio de diversos equipamentos (vassouras, pás, enxadas, carro de mão, pá mecânica, retroescavadeira, caminhões compactadores, microcoletores, caminhão muck, caçambas basculantes e varredeiras mecanizadas).
Meio ambiente
- 100 catadores de materiais recicláveis. Todo o material arrecadado será destinado à Rede de Catadores do Estado do Ceará. 
Ordenamento urbano
- 65 agentes de fiscalização e controle urbano estarão na orla da Praia de Iracema e Av. Beira-Mar, a partir das 7h de quinta-feira (31/12), até a finalização do evento
Iluminação
- Dez torres metálicas com altura útil de 26 metros, com 18 projetores em LED, totalizando 6.000w por torre
Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário