Ads 468x60px

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fortaleza registra mais de 574 mil viagens de bicicletas

O sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, o Bicicletar, já soma mais de 574 mil viagens em um ano de implantação, completo nesta terça -feira (15). Conforme dados da Prefeitura, a média diária é de 2.690 viagens por dia, com 6,4 mil acessos ao dia por estação.

A opção de transporte oferecida na Capital conta com 600 bicicletas em 60 estações espalhadas pela cidade. São mais de 100 mil usuárioscadastrados, sendo 76% desse total utilizando o Bilhete Único. A previsão é de chegar a 80 estações até março de 2016 e completar 300 estações até 2018.

Conforme estudo apoiado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), 88% dos usuários avaliam o Bicicletar como Ótimo ou Bom e que 60% dos usuários escolheram a bicicleta por ser o meio de transporte mais rápido em comparação com veículos motorizados. Segundo o levantamento, um terço dos usuários é mulher. O perfil médio é composto por 38% de estudantes, e 75% de todos os usuários têm idade entre 15 e 35 anos.

A Prefeitura de Fortaleza destacou, em nota divulgada no site oficial do órgão, que "deixaram de ser emitidas 206 toneladas de gás carbônico na atmosfera durante os 365 dias de utilização das bicicletas compartilhadas".
Para o secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, que também é coordenador do Paitt, o Sistema Bicicletar incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte que não polui o meio ambiente e contribui para uma mobilidade sustentável na cidade. "A nossa meta é avançar para desenvolver mais e melhores iniciativas que permitam o deslocamento seguro de ciclistas”, afirma.

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário