Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

5ª ANO CONSECUTIVO: Capital Fortaleza lidera número de aprovados no ITA





Sede do ITA fica localizado em São José dos Campos, no estado de São Paulo
Fortaleza foi a cidade que teve o maior número de aprovados na última edução do vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com 61 aprovados do total das 140 vagas disponibilizadas para cursos de aeronáutica, aeroespacial, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. A lista com os aprovados no vestibular da instituição foi divulgada nesta quarta-feira (30). A Capital cearense lidera o ranking de aprovação pelo 5º ano consecutivo.

Atrás de Fortaleza, está a cidade de São José dos Campos (SP), com 39 selecionados. Em seguida, vem o Rio de Janeiro (RJ), com 8 candidatos aceitos e Recife, com 6. Das 140 vagas oferecidas, 14 serão ocupadas por mulheres e 126 por homens. Além disso, foram 24 aprovados para o curso de Mecânica-Aeronáutica, 23 para Civil-Aeronáutica, 23 para Eletrônica, 23 para Computação, 23 para Aeroespacial e 24 para Aeronáutica.
Ao todo, 12,5 mil candidatos se inscreveram para o vestibular da instituição em 2015, número recorde, e a nota de corte do vestibular passou de 63,7 para 66,3, com índice de abstenção de 39%. Os aprovados tiveram nota de corte para a convocação de 69,4 na 1ª chamada.
Os aprovados nesta 1ª chamada devem se apresentar na sede do ITA, em São José dos Campos, no próximo dia 17 de janeiro. Aqueles que não comparecerem deverão ser eliminados do concurso. Caso haja uma segunda convocação, ela deverá acontecer no dia 20 de janeiro, a partir das 15h, no site da instituição.  As notas finais dos candidatos também serão disponibilizadas no site do ITA a partir do dia 3 de janeiro.
Destaque
O vestibular do ITA foi aplicado durante quatro dias em 23 cidades brasileiras e é um dos mais concorridos do país. Nesta última edição, os cursos mais procurados foram os de engenharia aeronáutica, com 2.958 inscritos; engenharia mecânica-aeronáutica, com 2.625 e engenharia aeroespacial com 2.247 candidatos. Entretanto, a oferta de vagas caiu esse ano, com 30 vagas a menos, apesar do recorde no número de inscritos.
Além disso, com o destaque anual dos cearenses entre os aprovados, foi anunciada no início deste mês de dezembro a criação do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, que será realizado numa parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o governo do Estado. Este será o primeiro curso do ITA realizado fora de São José dos Campos (SP).
No ano passado, foram aprovados 61 candidatos que prestaram o vestibular na Capital cearense, do total de 170 vagas. Em 2013, foram 71.

Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário