Ads 468x60px

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Fortaleza ja é natal de luzes: Na abertura tem Fabio Jr e outras atrações a partir das 17h na Praça do Ferreira




Promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), de Fortaleza, entrada gratuita. Governador Camilo Santana, Prefeito Roberto Claudio, o Presidente da Assembleia Dep. José Albuquerque, e outras lideranças estarão presentes.



Na cidade, as luzes são item indispensável na decoração de lojas, shoppings e de algumas residências desde o início de novembro. Para aqueles mais desligados, esse é o principal indício de que o Natal está chegando. Período que para muitos significa o fim de um ciclo, os dias que antecedem a data, há 19 anos são marcadas, em Fortaleza, por uma programação variada. É o Natal de Luz, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que, a partir de hoje, leva atividades gratuitas para o Centro da cidade.
Com o tema "Jangada", o Natal de Luz 2015 contará com decoração especial montada na Praça do Ferreira, Cidade da Criança, Praça Portugal e Avenida Washington Soares. A programação terá início às 17h, na Praça do Ferreira, com apresentação da Big Band da Unifor. Logo em seguida, o já tradicional coral de crianças nas janelas do Hotel Excelsior. Este ano, o grupo conta com 130 crianças, todas oriundas de escolas públicas, que têm como regente as maestrinas Socorro Raulino e Sislaine Simões. Para a seleção dos integrantes do coral, foram analisadas tanto as habilidades vocais como o desempenho escolar.

Ainda integra a programação, o plantio simbólico da milionésima muda de árvore, compromisso assumido pela CDL em 2014.
Image-2-Artigo-1975287-1
Big Band Unifor abre a programação e hoje

Após o momento litúrgico, será a vez do Papai Noel aparecer. A organização do evento mantém o mistério quanto à chegada do personagem simbólico, que deve fazer sua aparição de modo inédito na cidade, segundo Assis Cavalcante, coordenador das atividades do Natal de Luz.
Image-1-Artigo-1975287-1
Coral com 130 crianças no Hotel Excelsior é um dos destaques que acontece tanto na abertura como nos finais de semana, até o dia 23



Atração principal
Para fechar a noite, show com o cantor Fábio Jr., que atualmente está e turnê de divulgação do seu novo disco homônimo, o primeiro com músicas inéditas desde 2004. "Fortaleza sempre me recebe com muito carinho. Aliás, o público cearense me recebe com uma energia incrível. Tenho certeza que desta vez não será diferente", adiantou o cantor, em entrevista por e-mail ao Zoeira.
Sobre o hiato no trabalho autoral, o artista destaca que o período foi necessário para a preparação do novo álbum, mas ressalta que não ficou parado. "É um trabalho todo autoral e tomei todo cuidado para que ficasse com a minha cara. Claro que nesse período fiz outros projetos, gravei DVD e lancei outros trabalhos, como o 'Íntimo'", diz, destacando que trouxe para o álbum, que leva o seu nome, pitadas de soul, sem perder o romantismo. "Eu gosto dessa pegada 'black music', então fiz questão de incluir isso neste álbum. Estou sempre buscando novidades! Não posso parar. Procuro estar atento às coisas que estão acontecendo", acredita.
Assim, além das composições do novo disco, fazem parte do repertório apresentado em Fortaleza, grandes sucessos da carreira do cantor, a exemplo de "Só Você", "O Que Que Há", "Alma Gêmea" e "Caça e Caçador", dando o toque de romantismo ao show do músico.
Apesar das festividades natalinas, Fábio Jr. Destaca que o show não deverá ser diferente das apresentações que ele tem feito na atual turnê. "Não posso fugir muito do que sei fazer. O show que vou apresentar aí em Fortaleza tem o lado romântico, mas tem uma levada mais pra cima também. Espero que todos curtam!", assegura.
Jurado das duas primeiras edições do reality-show "Superstar", o cantor falou também sobre os desafios que o programa, transmitido ao vivo, ofereceu a sua carreira. "Foi muito bacana ter a oportunidade de conhecer grandes talentos que passaram por lá, mas ao mesmo tempo era muito difícil. É complicado julgar alguém em três, quatro minutos, que é o tempo que dura uma música. E nesse tempo você define a carreira de uma banda. É muito complicado isso", afirma.
Programação
Coordenador das atividades do Natal de Luz desde o ano passado, Assis Cavalcante destaca que as atividades têm como foco trazer o sentimento de magia e, principalmente, de fraternidade para os logradouros públicos, buscando contribuir para aumentar o sentimento de paz apregoado com mais afinco no mês de dezembro. "A cada ano é uma grande surpresa e uma grande satisfação poder contribuir para a felicidade das pessoas de Fortaleza", diz o coordenador.
"É um momento de agradecimento, de amabilidade e de trocas de cortesias. Nós que fazemos a CDL estamos buscando estimular esses gestos bons e acreditamos que a população reconhece isso. Todos os anos as pessoas vêm e lotam a Praça do Ferreira em um belo momento de união", diz Assis.
Além da cerimônia de abertura que será realizada hoje, a população contará com atividades que fecham o mês de novembro e seguem, sempre a partir das 17h, em todos os finais de semanas até o dia 23 de dezembro, com shows de orquestras, tenores, cameratas, bandas de músicas, artistas e cortejos.
O coordenador Assis Cavalcante destaca que a programação tem como foco as famílias, sobretudo as crianças. Para ele, é saudável a aproximação das novas gerações com a cidade e seus locais históricos. "Eu peço às pessoas que tragam as crianças para todas as atividades. É um momento muito rico e de muita informação, em que elas poderão ver crianças cantando e se divertir com o restante da programação. É a oportunidade de mostrar esse espírito novo e compartilhar deste momento de reflexão", fala
Com a reforma da Cidade das Crianças, as atividades do Natal de Luz realizadas no local foram transferidas para a Praça do Ferreira e acabaram sendo transformadas em cortejos, que percorrem o entorno do local.
Assim, o passeio de figuras natalinas - que trazem em suas indumentárias elementos da cultura cearense - são dividas em duas partes: na primeira, as representações religiosas de Jesus, Maria e José, seguidas dos Três Reis Magos montados em camelos no estilo bumba-meu-boi. Já na segunda, integram os elementos mais universais, como o próprio Papai Noel - utilizando um chapéu de cangaceiro -, Mamãe Noel, bonecos de neve, soldadinhos de chumbos e brinquedos.
Natal de Luz
Programação completa
Dia 05/12
16h- Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra
Dia 06/12
16h- Orquestra de Sopro da Vila Velha
Dia 12/12
16h - Frank Rod Jr
Dia 13/12
16h- David Valente
Dia 19/12
16h- Orquestra Juvenil da Fundação Raimundo Fagner
Dia 20/12
16h- Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora
Dia 23/12
16h- Grupo Vocal Porta Voz
Mais informações
Abertura do Natal de Luz, com show do Fábio Jr. E chegada do Papai Noel. Hoje, a partir das 17h, na Praça do Ferreira- Centro. Entrada gratuita. (3464.5506).

DN
Helvecio Martins

0 comentários:

Postar um comentário