Ads 468x60px

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dependentes químicos em tratamento recebem capacitação em jardinagem




Usuários de álcool, crack e outras drogas em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), na Unidade de Acolhimento Dr. Silas Munguba e nos Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop), iniciaram um curso básico de jardinagem nesta segunda-feira (23/11).
A capacitação é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
As aulas teóricas estão ocorrendo no CAPS AD da Regional V, na Maraponga, e as aulas práticas acontecerão no Horto Municipal nos dias 26 e 27 de novembro, das 8h às 12h. Como forma de acolher e integrar os participantes, o primeiro dia iniciou com um sarau ao som de muita música. Já em sala de aula, os alunos aprenderam sobre noções básicas de educação ambiental, plantas, equipamentos e insumos da jardinagem.
Segundo a instrutora do curso e bióloga da Seuma Fátima Rocha, o curso será norteador para a vida dos participantes. “No momento em que propiciamos a eles um espaço de aprendizado, eles conseguem expandir seus horizontes. Abre-se um novo olhar. Eles percebem que há um mundo melhor do que aquele em que eles estavam vivendo”, frisou.
Para Carla Carneiro, assistente social e assessora técnica da CPDrogas, o usuário de drogas, muitas vezes, tem como foco principal o uso e o abuso das substâncias psicoativas. “Na medida em que são abertas novas portas para esse público, estamos oferecendo uma oportunidade de crescimento”, explicou. Carla ressaltou que a capacitação está reduzindo o dano social, ao dar uma oportunidade de transformação e mudança.
Desempregado, C.S.C, 44 anos, pai de nove filhos, viu o curso como uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Não tenho experiência no ramo de jardinagem, mas estou confiante. Quero aprender para ter uma chance de melhorar a qualidade de vida da minha família e conseguir um emprego”, disse emocionado. Já o participante F.G.M, 34 anos, enxerga a ocasião como um passo para obter qualificação profissional. “Preciso me capacitar para buscar oportunidades. Esse será meu diferencial”, ressaltou.
Nesta terça-feira (24/11), serão abordados com os participantes a classificação e os ciclos das plantas. Ao todo, são 20 horas de aprendizado, com certificação no fim do curso.
ServiçoCurso de JardinagemDias: 23 a 25 de novembro, de 8h às 12h - aulas teóricasLocal: CAPS AD da Regional V (Rua Vigésimo Sexto Batalhão, 292 – Maraponga)Dias: 26 e 27 de novembro, de 8h às 12h - aulas práticasLocal: Horto Municipal (localizado no Parque Ecológico do Passaré - Rua Paroaras, 100)

PMF

0 comentários:

Postar um comentário